Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

O professor e o computador : tensionamentos entre os pcns de 1998 e a prática docente de 2018

Show simple item record

dc.contributor.advisor Bavaresco, Delair pt_BR
dc.contributor.author Romio, Tatiane Maria pt_BR
dc.date 2018 pt_BR
dc.date.accessioned 2021-08-05T00:16:23Z pt_BR
dc.date.available 2021-08-05T00:16:23Z pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/393 pt_BR
dc.description.abstract As constantes mudanças tecnológicas implicam adequações ao sistema educacional escolarizado. Diante disso, a presente pesquisa apresenta discussões acerca da formação de professores para o uso de recursos tecnológicos, sobretudo computadores, na graduação e, também, com relação ao uso desses recursos em sua prática pedagógica. O material de pesquisa foi composto a partir de questionários respondidos por professores que atuam na rede básica de ensino das cidades de Bento Gonçalves, Carlos Barbosa e Garibaldi, na Serra Gaúcha. Além disso, foram analisadas as grades curriculares dos cursos de formação dos participantes da pesquisa, além de um questionário voltado aos coordenadores dos cursos de Licenciatura em Matemática destas instituições e os pressupostos expostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). A análise desse material nos leva ao entendimento de que, mesmo vinte anos após a publicação dos PCNs, a utilização de computadores e de ambientes informatizados na prática docente atual de professores de Matemática ainda é muito pouco expressiva. Os principais fatores evidenciados para essa defasagem são as limitações na formação e a infraestrutura precária das escolas em que esses docentes atuam. pt_BR
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Matemática pt_BR
dc.subject Educação - Estudo e ensino pt_BR
dc.subject pt_BR
dc.title O professor e o computador : tensionamentos entre os pcns de 1998 e a prática docente de 2018 pt_BR
dc.type Trabalho de conclusão de especialização pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Especialização pt_BR
dc.degree.date 2018 pt_BR
dc.degree.local Bento Gonçalves, BR-RS pt_BR
dc.degree.department Campus Bento Gonçalves pt_BR
dc.degree.specialization Especialização em Ensino de Matemática para a Educação Básica pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
123456789393.pdf 343.1Kb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account