Pet matemática : a formação continuada analisada por professores da rede municipal
Show simple item record
dc.contributor.author |
Rizzi, Cristiane Ferrari |
pt_BR |
dc.date |
2018 |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2021-08-05T00:16:23Z |
pt_BR |
dc.date.available |
2021-08-05T00:16:23Z |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/389 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esta pesquisa tem como enfoque a formação continuada de professores de Matemática da Rede Municipal de Bento Gonçalves-RS ofertada pelo Programa de Educação Tutorial (PET), do IFRS-BG, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SMED). Objetiva analisar potencialidades e possíveis fragilidades dessa formação, a partir das concepções de professores participantes de três edições dos cursos desenvolvidos através do programa, nos anos de 2014, 2015 e 2016. Considerando os objetivos do PET, que enfatizam a necessidade de desenvolver a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e de garantir ao bolsista uma formação integral (estudo e trabalho), mostra-se importante identificar se as profissionais da educação que participam da formação continuada tomam a mesma como um vetor para qualificação da sua prática docente e compreender se os processos contribuem com o desenvolvimento de práticas que fomentem aprendizagem de Matemática na Educação Básica. A metodologia utilizou-se de entrevistas semiestruturadas com profissionais da Educação Básica e análise documental. Os dados foram discutidos à luz da Análise de Conteúdo Bardin (1977 apud SILVA E FOSSÁ, 2015). Os resultados da pesquisa apontam para a importância da atualização docente, a valorização do processo formativo e a continuidade dos cursos de formação continuada do PET, porém com algumas alterações: aumento na carga horária, um curso específico para Matemática, mais carga teórica antes da aplicação das metodologias de ensino diversificadas e inovação nos recursos digitais. |
pt_BR |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Professores - Formação |
pt_BR |
dc.subject |
Educação - Estudo e ensino |
pt_BR |
dc.title |
Pet matemática : a formação continuada analisada por professores da rede municipal |
pt_BR |
dc.type |
Trabalho de conclusão de especialização |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Especialização |
pt_BR |
dc.degree.date |
2018 |
pt_BR |
dc.degree.local |
Bento Gonçalves, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Bento Gonçalves |
pt_BR |
dc.degree.specialization |
Especialização em Ensino de Matemática para a Educação Básica |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account