O ensinar e aprender matemática no contexto do ensino médio integrado : práticas pedagógicas consideradas bem-sucedidas
Show simple item record
dc.contributor.advisor |
Leidi Simonini. |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Simonini, Leidi |
pt_BR |
dc.date |
2018 |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2021-08-05T00:16:22Z |
pt_BR |
dc.date.available |
2021-08-05T00:16:22Z |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/383 |
|
dc.description.abstract |
Este estudo objetiva identificar as práticas pedagógicas consideradas bem-sucedidas por uma professora de Matemática do Ensino Médio Integrado e compreender concepções de ensino, de aprendizagem e de avaliação do componente curricular construídas por ela e pelos estudantes. Optou-se pela abordagem qualitativa, coletando dados por meio de entrevista semiestruturada com uma professora e três estudantes, além de observação de uma aula, sendo escolhida a análise de conteúdo como recurso metodológico para organização e estudo destes dados. A análise foi organizada em três categorias, através das quais procurou-se compreender o conceito de prática pedagógica bem-sucedida e qual o significado deste termo para a professora e, ainda, como ela desenvolve estas práticas no contexto do Ensino Médio Integrado. Buscou-se também, discutir o processo de ensino e de aprendizagem da Matemática no Ensino Médio, bem como o papel dos IFs na qualificação da educação básica e do ensino de Matemática, retratando a dualidade histórica do Ensino Médio e tangenciando a BNCC, sinalizando a época de incertezas que vive a educação. Ao final do trabalho, identificam-se ações que compõem as práticas pedagógicas que a docente considera como de sucesso, como a utilização de uma linguagem acessível, o incentivo à participação dos alunos, as práticas de mediação que favorecem um bom relacionamento com a turma e a construção de sentido para os conteúdos estudados, contribuindo para o desenvolvimento do pensamento matemático pelo aluno. |
pt_BR |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Educação - Estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Práticas pedagógicas |
pt_BR |
dc.title |
O ensinar e aprender matemática no contexto do ensino médio integrado : práticas pedagógicas consideradas bem-sucedidas |
pt_BR |
dc.type |
Trabalho de conclusão de especialização |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Especialização |
pt_BR |
dc.degree.date |
2018 |
pt_BR |
dc.degree.local |
Bento Gonçalves, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Bento Gonçalves |
pt_BR |
dc.degree.specialization |
Especialização em Ensino de Matemática para a Educação Básica |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account