Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

Aula inclusiva : o uso de jogos matemáticos na sala de aula com estudantes inclusos que apresentam dificuldades de aprendizagem

Show simple item record

dc.contributor.author Reczko, Fabiana pt_BR
dc.date.accessioned 2021-08-05T00:16:22Z
dc.date.available 2021-08-05T00:16:22Z
dc.date.issued 2018 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/377
dc.description.abstract O presente artigo tem por objetivo verificar as potencialidades dos jogos matemáticos e de metodologias diferenciadas no ensino de estudantes que apresentam dificuldades de aprendizagem, em decorrência de necessidades educacionais específicas. O trabalho foi realizado numa turma regular do sexto ano do Ensino Fundamental, e visou também, ampliar a interação entre os alunos da turma e comparar resultados entre uma turma e outra. A metodologia dos trabalhos de intervenção, foi realizada por meio de observações na sala de atendimento especializado, aplicação de questionário com os professores das outras disciplinas, além da experiência da autora como professora de Matemática dos referidos discentes, tendo como foco as principais dificuldades existentes na turma. Para a concretização da intervenção foram ministradas atividades que envolveram construção de cartazes com panfletos de supermercado, minimercado na sala de aula, jogo do boliche e jogo do sudoku. Após análise percebeu-se que os estudantes que tiveram essas vivências melhoraram a participação na aula; a interação na turma tornou-se mais agradável e a concentração e aprendizado aumentaram. pt_BR
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Matemática pt_BR
dc.subject Jogos no ensino de matemática pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Inclusão pt_BR
dc.title Aula inclusiva : o uso de jogos matemáticos na sala de aula com estudantes inclusos que apresentam dificuldades de aprendizagem pt_BR
dc.type Trabalho de conclusão de especialização pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Especialização pt_BR
dc.degree.date 2018 pt_BR
dc.degree.local Bento Gonçalves, BR-RS pt_BR
dc.degree.department Campus Bento Gonçalves pt_BR
dc.degree.specialization Especialização em Ensino de Matemática para a Educação Básica pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
123456789377.pdf 1.377Mb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account