O uso de materiais concretos no ensino da matemática nos anos iniciais
Show simple item record
dc.contributor.advisor |
Grisa, Gregório Durlo |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Telles, Francieli Salvagni |
pt_BR |
dc.date |
2018 |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2021-08-05T00:16:22Z |
pt_BR |
dc.date.available |
2021-08-05T00:16:22Z |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/376 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
o artigo visa analisar o potencial pedagógico do uso de materiais concretos no ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, bem como suas contribuições para uma aprendizagem significativa dos conceitos matemáticos. Utilizou-se a pesquisa-ação como referência para a intervenção nesse trabalho. A coleta de dados foi realizada através de: a) observação e do registro das práticas desenvolvidas em aula com materiais concretos, b) revisão bibliográfica e reflexões acerca das experiências vividas nos encontros. As atividades foram realizadas se utilizando de jogos, vídeos, histórias, músicas, material dourado e escala cuisenaire. Inicialmente, os alunos podiam explorar livremente os materiais utilizados em aula, depois eram realizadas atividades dirigidas, através de discussões, levantamento de hipóteses e o manuseio dos materiais, o pesquisador era o mediador do processo. A dinâmica das aulas priorizou trabalhos em grupos, observou-se que os estudantes trocavam informações, experiências, incentivos, ajuda mútua, respeito ao próximo, e, através do diálogo, sanavam dúvidas e construíam novos conhecimentos. Os resultados indicam que o uso desses materiais possibilita, de maneira concreta, a assimilação dos conteúdos abordados, o aluno consegue relacionar a teoria e a prática de forma lúdica. Esse uso também proporciona uma reflexão crítica sobre a prática educativa do docente, importante para o seu crescimento e aperfeiçoamento das aulas. Espera-se que essas reflexões contribuam para os profissionais da educação que desejam discutir ou vivenciar novas práticas educativas em sala de aula, tornando as aulas de matemática mais atrativas e práticas. |
pt_BR |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Matemática - Estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
O uso de materiais concretos no ensino da matemática nos anos iniciais |
pt_BR |
dc.type |
Trabalho de conclusão de especialização |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Especialização |
pt_BR |
dc.degree.date |
2018 |
pt_BR |
dc.degree.local |
Bento Gonçalves, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Bento Gonçalves |
pt_BR |
dc.degree.specialization |
Especialização em Ensino de Matemática para a Educação Básica |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account