Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

O desafio financeiro do gestor escolar na rede pública municipal de ensino da cidade de São Sebastião do Caí-RS

Show full item record

Title: O desafio financeiro do gestor escolar na rede pública municipal de ensino da cidade de São Sebastião do Caí-RS
Author: Oliveira, Marisa da Cruz de
Abstract: O presente estudo buscou analisar o desafio financeiro do gestor escolar na rede pública municipal de ensino da cidade de São Sebastião do Caí - RS. Analisando os desafios percebe-se que os gestores recebem poucos recursos financeiros do município, mas que com este pouco conseguem fazer bastante. Com isso os gestores precisam fazer promoções para arrecadar mais verbas financeiras para conseguir promover seus projetos ao longo do ano, ou ainda caso seja necessário alguma compra de urgência. Ao longo do estudo pode-se verificar que os gestores são democráticos em suas ações, em sua grande maioria. As mesmas responderam na pesquisa realizada que pedem ajuda da comunidade escolar para as atividades e projetos escolares. Na pesquisa qualitativa o Secretário da Educação do município de São Sebastião do Caí deixou claro que as verbas financeiras são disponibilizadas as escolas, são as ordenadas por lei, neste caso se alguma escola necessite de algum material com urgência deve dispor de um caixa da mesma. E ainda sobre a prestação de contas dos gestores escolares com a secretaria da educação então obteve a seguinte resposta de que a prestação de contas é feita mediante a apresentação de formulários específicos e documentos comprobatórios de despesas e extratos bancários. Ao fim do estudo, percebe-se que os gestores das escolares são escolhidos pela secretaria de educação do município e nem todos tem conhecimento financeiro. Em sua totalidade eles são formados em licenciatura e não possuem conhecimento técnico na área de gestão.
URI: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/342
Date: 2019


Files in this item

Files Size Format View Description
123456789342.pdf 861.0Kb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account