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Gestão democrática e participativa na educação infantil

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dc.contributor.advisor Antich, Andréia Veridiana pt_BR
dc.contributor.author Mayrer, Maria Yeda pt_BR
dc.date.accessioned 2021-06-09T21:26:29Z pt_BR
dc.date.available 2021-06-09T21:26:29Z pt_BR
dc.date.issued 2018 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/290 pt_BR
dc.description.abstract A presente pesquisa desenvolvida no Curso de Especialização em Gestão Escolar no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, buscou compreender a importância de uma gestão escolar apoiada nos princípios da participação e da democracia num trabalho coletivo e constante. A problemática em questão foi analisar como se constitui o processo de gestão democrática em uma escola de Educação Infantil do município de Feliz. O estudo caracterizou-se como pesquisa qualitativa, sendo que os principais instrumentos para levantamento de dados foram análise de entrevistas individuais com três interlocutoras da instituição. Os dados coletados foram analisados a partir de princípios da Análise de Conteúdos. O referencial teórico que fundamentou este estudo foi baseado em autores como Libâneo (2001, 2004), Lück (2001, 2009), Gadotti (2000), Ribeiro (1938, 1986), Paro (206, 2009), Vygotsky (1998), Gracindo (2007), entre outros. A pesquisa possibilitou compreender sobre a importância de uma gestão escolar autônoma, apoiada no princípio participativo e democrático e viabilizou reflexões dos mecanismos sobre a prática da gestão da referida instituição. O estudo ainda procurou refletir sobre o processo da tomada de decisão e, finalmente, buscou desenvolver uma investigação sobre a organização da escola na concretização de uma gestão autônoma e participativa. pt_BR
dc.description.abstract The present research developed in the Course of Specialization in School Management in the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul, sought to understand the importance of a school management based on the principles of participation and democracy in a collective and constant work. The problematic in question was to analyze how the democratic management process is constituted in a School of Early Childhood Education in the municipality of Feliz. The study was characterized as qualitative research, and the main instruments for data collection were analysis of individual interviews with three interlocutors of the institution. The data collected were analyzed based on the principles of Content Analysis. The theoretical framework for this study was based on authors such as Libourne (2001, 2004), Lück (2001, 2009), Gadotti (2000), Ribeiro (1938, 1986), Paro (206, 2009), Vygotsky Gracindo (2007), among others. The research made it possible to identify the importance of an autonomous school management, supported by the participatory and democratic principle and made possible the reflections of the mechanisms on the management practice of this institution. The study also sought to reflect on the decision-making process and, finally, sought to develop an investigation about the organization of the school in the implementation of an autonomous and participatory management. en
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Escolas - Organização e administração pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Autonomia escolar pt_BR
dc.subject Professores - Participação na administração pt_BR
dc.subject Gestão escolar pt_BR
dc.title Gestão democrática e participativa na educação infantil pt_BR
dc.type Trabalho de conclusão de especialização pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Especialização pt_BR
dc.degree.date 2018 pt_BR
dc.degree.local Feliz, BR-RS pt_BR
dc.degree.department Campus Feliz pt_BR
dc.degree.specialization Especialização em Gestão Escolar pt_BR


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