dc.contributor.advisor |
Antich, Andréia Veridiana |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Lermen, Ângela Ribeiro |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2021-06-09T20:55:02Z |
pt_BR |
dc.date.available |
2021-06-09T20:55:02Z |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/289 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A presente pesquisa se propôs a analisar as repercussões do trabalho do gestor escolar na prática docente e compreender como se efetiva o processo de gestão nas escolas municipais de Ensino Fundamental, da cidade de Feliz/RS. O estudo caracterizou-se como uma pesquisa qualitativa, sendo que os principais instrumentos para levantamento de dados foram: entrevistas semiestruturadas (com gestoras e professoras), observações em reuniões pedagógicas e o caderno de campo. Os dados coletados foram analisados a partir de princípios da Análise de Conteúdo. O referencial teórico que norteou as reflexões sobre o trabalho do gestor escolar e a gestão escolar democrática, baseou-se em autores como: Ferreira (2007, 2009), Libâneo (2004, 2012), Lück (2000, 2009, 2010), Rios (2005 e 2010), Teixeira (2008), sem detrimento de outras contribuições. A pesquisa possibilitou identificar os aspectos relacionados à gestão escolar que qualificam a prática docente e promovem a participação da comunidade escolar no processo de tomada de decisões, para o alcance de objetivos e metas em comum que visem o ensino da melhor qualidade. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The present research aimed to analyze the repercussions of the work of the school manager in the teaching practice and if as the process of management of municipal schools of elementary School, of the city of Feliz/RS. The study was characterized as a qualitative research, the main instruments for data collection were: semi-structured interviews (with managers and teachers), observations in pedagogic meetings and the field notebook. The data collected were analyzed from the principles of Content Analysis. The theoretical reference that guided the reflections on the work of the school manager and democratic school management, was based on authors such as: Ferreira (2007, 2009), Libâneo (2004, 2012), Lück (2000, 2009, 2010), Rios (2005 e 2010), Teixeira (2008), without detriment to other contributions. The research made it possible to identify aspects related to school management what qualify the teaching practice, and promote the participation of the school community in the decision-making process, to achieve the objectives and common goals that aim at teaching the best quality. |
en |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Escolas - Organização e administração |
pt_BR |
dc.subject |
Professores - Participação na administração |
pt_BR |
dc.subject |
Educação - Participação dos pais |
pt_BR |
dc.subject |
Gestão democrática |
pt_BR |
dc.title |
Gestão escolar: repercussões na prática docente |
pt_BR |
dc.type |
Trabalho de conclusão de especialização |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Especialização |
pt_BR |
dc.degree.date |
2018 |
pt_BR |
dc.degree.local |
Feliz, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Feliz |
pt_BR |
dc.degree.specialization |
Especialização em Gestão Escolar |
pt_BR |