Metodologias ativas: um estudo de caso em uma instituição de ensino do Vale do Caí
Show simple item record
dc.contributor.advisor |
Koetz, Carin Maribel |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Andrioli, Scheila |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2021-05-26T23:43:02Z |
pt_BR |
dc.date.available |
2021-05-26T23:43:02Z |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/284 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A gestão escolar se apresenta como tema fundamental para a educação da atualidade, mas muitas vezes é pouco discutida nos modelos de educação tradicional. Por isso, neste trabalho analisou-se o papel do gestor escolar na transição de um modelo de ensino conservador/tradicional para um modelo de aprendizagem inovador (educação 3.0). Foram discutidas as dificuldades que se apresentam ao gestor na implementação de metodologias ativas em um ambiente de valorização da equipe em geral, tanto do corpo docente, quanto do discente, considerando suas especificidades. Também foram analisadas as dimensões para a otimização de resultados e a relação deste processo com as influências das estruturas internas de uma escola, isto é, os Programas Integrados de Gestão Administrativo-Pedagógica e o Projeto Político Pedagógico. Foram evidenciados os mecanismos para que haja uma gestão escolar eficiente, plausível e disposta a se abrir para o novo, compreendendo as necessidades da geração Z e as necessidades de novas metodologias, como a Escola Invertida. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
School management presents itself as a fundamental theme for today's education, but is often little discussed in traditional education models. In this work, we analyze the role of the school manager in the transition from a conservative / traditional teaching model to a innovative learning model (education 3.0). The difficulties presented to the manager in the implementation of active methodologies and an environment of valorization of the team in general, both of the faculty and of the student, were discussed, considering their specificities. We also analyzed the dimensions for the optimization of results, and the relationship of this process with the influences of the internal structures of a school, that is, the Integrated Administrative and Pedagogical Management Programs and the Pedagogical Political Project. The mechanisms for an efficient, plausible school management that is open to the new, including the needs of generation Z and the needs of new methodologies, such as the Inverted School, were evidenced. |
en |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Escolas - Organização e administração |
pt_BR |
dc.subject |
|
pt_BR |
dc.subject |
Gestão escolar |
pt_BR |
dc.title |
Metodologias ativas: um estudo de caso em uma instituição de ensino do Vale do Caí |
pt_BR |
dc.type |
Trabalho de conclusão de especialização |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Especialização |
pt_BR |
dc.degree.date |
2018 |
pt_BR |
dc.degree.local |
Feliz, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Feliz |
pt_BR |
dc.degree.specialization |
Especialização em Gestão Escolar |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account