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Lei 13.415/2017: um estudo das representações sociais dos professores de educação física

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Title: Lei 13.415/2017: um estudo das representações sociais dos professores de educação física
Author: Wasum, Karine da Silva
Abstract: O objetivo da pesquisa foi analisar as Representações Sociais dos professores de Educação Física do Ensino Médio sobre a Lei 13.415/2017 e a sua repercussão no processo de ensino e aprendizagem. Se caracteriza como uma pesquisa qualitativa sendo desenvolvida duas etapas para o levantamento de dados, primeiro com questionários de questões abertas e após entrevistas semiestruturadas. Como resultado para os questionários, a questão referente a lei na área de atuação no Ensino Médio (EM) as seguintes citações foram dadas: a não denominação da Educação Física (EF) como uma disciplina na Lei e, a autorização de alguém com notório saber ter a possibilidade da docência em cursos técnicos. Também, a desvalorização do conteúdo e do profissional formado. Referentes a questão da carga horária da EF não estar especificada na Lei, trouxeram os seguintes termos: a necessidade de regulamentar uma carga horária para a EF e não manter como está agora redigido, a preocupação da fragilidade que isso causa para com a disciplina e, o medo da dificuldade para dar continuidade ao trabalho gradual da EF na Educação Básica. A última pergunta sobre a relevância da EF no processo de aprendizagem dos alunos gerou quatro termos destacados: a formação social e o ser cidadão, a vivência da cultura corporal, as diversas modalidades jogo, ginástica, esporte dança e capoeira, e a última, habilidades dentro e fora da escola. E além, com o reforço das entrevistas, pode-se perceber o engajamento dos profissionais com as competências a serem desenvolvidas no EM bem como trabalhos de interdisciplinaridade incentivados pelas escolas. A percepção de ensino aprendizagem dos profissionais está interligada ao que os autores vêm publicando, mostrando um trabalho de qualidade necessário para os alunos do EM.The objective of the research was to analyze the Social Representations of the teachers of Physical Education of the High School on Law 13.415 / 2017 and its repercussion in the process of teaching and learning. It is characterized as a qualitative research being developed in two stages for data collection, first with questionnaires of open questions and after interviews. As a result of the questionnaires, the question regarding law in the area of action in High School (HS) the following quotations were given: the non-denomination of Physical Education (PE) as a discipline in the Law and the authorization of someone with notorious knowledge have the possibility of teaching in technical courses. Also, the devaluation of the content and the trained professional. Regarding the question of the PE timetable not being specified in the Law, they brought the following terms: the need to regulate a workload for the PE and not to keep as it is now drafted, the concern of the fragility that this causes to the discipline and, the fear of the difficulty to continue the gradual work of PE in Basic Education. The last question about PE relevance in the students learning process generated four salient terms: social formation and being a citizen, the experience of body culture, the various modalities of play, gymnastics, dance and capoeira, and the latter, skills in and out of school. Furthermore, with the reinforcement of the interviews, one can perceive the professionals' engagement with the competences to be developed in the HS as well as interdisciplinarity works encouraged by the schools. The perception of teachinglearning professionals is intertwined with what the authors have been publishing, showing a consistent and necessary work for HS students.
URI: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/281
Date: 2017


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