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Regimento escolar: possibilidade de construção coletiva na educação infantil

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dc.contributor.advisor Antich, Andréia Veridiana pt_BR
dc.contributor.author Lermen, Cláudia pt_BR
dc.date.accessioned 2021-05-18T23:16:58Z pt_BR
dc.date.available 2021-05-18T23:16:58Z pt_BR
dc.date.issued 2017 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/277 pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa buscou entender o regimento escolar como uma ferramenta de pesquisa e embasamento para as práticas docentes na educação infantil. O trabalho caracterizou-se como uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, sendo que o referencial teórico que estabeleceu as reflexões sobre a Educação Infantil e o regimento escolar foi fundamentado nos seguintes autores: Arroyo (2001), Bana (2010), Craydy (1998), Fochi (2013), Gomes e Bairros (2009), Libâneo (1994), Moraes (2004), Watanebe (1999) e Wolf (2007). A pesquisa possibilitou entender o documento, num processo e numa construção democrática coletiva. Compreendendo também a sua relevância para e a organização administrativa e pedagógica da escola. Para, além disso, apresentou o regimento escolar como uma estrutura que operacionaliza e fundamenta as reais necessidades do cotidiano escolar. pt_BR
dc.description.abstract This research sought to understand the school regiment as a research tool and basis for teaching practices in early childhood education. The work was characterized as a qualitative bibliographical research, and the theoretical reference that established the reflections on Early Childhood Education and the school regiment was based on the following authors: Arroyo (2001), Bana (2010), Craydy (1998),Fochi (2013), Gomes and Bairros (2009), Libâneo (1994), Moraes (2004), Watanebe (1999) and Wolf (2007). The research made it possible to understand the document, in a process and in a collective democratic construction. Understanding also its relevance to and the administrative and pedagogical organization of the school. In addition, he presented the school regiment as a structure that operationalizes and substantiates the real needs of everyday school. en
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Gestão escolar pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Autonomia escolar pt_BR
dc.title Regimento escolar: possibilidade de construção coletiva na educação infantil pt_BR
dc.type Trabalho de conclusão de especialização pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Especialização pt_BR
dc.degree.date 2017 pt_BR
dc.degree.local Feliz, BR-RS pt_BR
dc.degree.department Campus Feliz pt_BR
dc.degree.specialization Especialização em Gestão Escolar pt_BR


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