Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

Desenho universal da aprendizagem e inclusão escolar

Show simple item record

dc.contributor.advisor Benincasa Meirelles, Melina Chassot pt_BR
dc.contributor.author Castelo Branco, Vivian da Silva pt_BR
dc.date.accessioned 2025-02-06T19:38:22Z
dc.date.available 2025-02-06T19:38:22Z
dc.date.issued 2024 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1922 pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo investiga como o Desenho Universal da Aprendizagem (DUA) pode contribuir para a promoção de uma educação inclusiva na educação básica, oferecendo estratégias de ensino voltadas à produção de planejamentos pedagógicos mais inclusivos. E por objetivo específico analisar de que forma o DUA se faz presente no planejamento pedagógico do professor da Educação Básica. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de cunho bibliográfico de trabalhos acadêmicos, considerando um recorte temporal dos últimos cinco anos na base de dados da Capes. No que diz respeito ao referencial teórico, autores como Rose e Meyer (2002), Santos (2015), Herdero (2020) e Zerbato (2018) serviram de apoio para a escrita deste estudo. Por fim, algumas considerações foram tecidas, entre elas destaco que o DUA auxilia na flexibilização curricular e na remoção de barreiras à aprendizagem; porém enfrenta desafios relacionados à falta de formação docente e ao desconhecimento sobre essa ferramenta. pt_BR
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Pedagogia pt_BR
dc.subject Inclusão escolar pt_BR
dc.title Desenho universal da aprendizagem e inclusão escolar pt_BR
dc.type Trabalho de Conclusão de Graduação pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Graduação pt_BR
dc.degree.date 2024 pt_BR
dc.degree.local Farroupilha, BR-RS pt_BR
dc.degree.graduation Licenciatura em Pedagogia pt_BR
dc.degree.department Campus Farroupilha pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
1234567891922.pdf 265.2Kb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account