Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

Aprendizagem significativa de conceitos da trigonometria

Show full item record

Title: Aprendizagem significativa de conceitos da trigonometria
Author: Benini, Simone Bohrz
Abstract: O ensino da matemática sempre foi um desafio para muitos professores e o seu aprendizado apresenta baixo desempenho para uma parte dos alunos. A matemática desempenha papel decisivo no desenvolvimento do aluno e funciona como instrumento essencial para a construção do conhecimento em outras áreas. A falsa ideia de que nada mais há que se fazer dentro da matemática e os conteúdos estão prontos e acabados limita o aprendizado desta ciência. Com o objetivo de buscar uma aprendizagem significativa de alguns conceitos da trigonometria no ensino médio, este trabalho apresenta uma proposta de aula diferenciada com algumas atividades práticas, pois trata de um tema no qual há várias aplicações no cotidiano, e por acreditar que a trigonometria precisa estar integrado a situações que levem ao exercício da análise e da reflexão, e assim vincular o fato dos alunos perceberem sua importância, seu uso e sua finalidade. Os conteúdos abordados durante esta pesquisa foram: Semelhança de Triângulos; Razão e Proporção; Teorema de Pitágoras; Razões Trigonométricas (seno, cosseno e a tangente) e o Círculo Trigonométrico. A pesquisa foi realizada em uma turma do 2o ano do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do IFRS na cidade de Ibirubá/RS. O trabalho caracterizou-se como estudo de caso qualitativo em relação aos procedimentos de coleta de dados e análise e como exploratório, descritivo e interpretativo em relação aos objetivos propostos. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram questionários, construção e manipulação de matérias concretos, resolução de problemas. A intenção foi o de avaliar se os experimentos com o material concreto: medidor de distância, altura do poste, régua trigonométrica, teodolito surtiram significado na aprendizagem dos alunos.
URI: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1802
Date: 2021


Files in this item

Files Size Format View Description
1234567891802.pdf 1.741Mb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account