Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

Nivelamento matemático: uma alternativa para preencher as lacunas da aprendizagem de conceitos matemáticos dos alunos ingressantes na educação superior

Show simple item record

dc.contributor.advisor Machado, Marlon Vinícius pt_BR
dc.contributor.author Rüdell, Patrícia Eduarda pt_BR
dc.date.accessioned 2024-12-04T12:49:13Z pt_BR
dc.date.available 2024-12-04T12:49:13Z pt_BR
dc.date.issued 2021 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1777
dc.description.abstract O ensino superior abrange alunos de todas as idades e a procura por um curso superior tem aumentado significativamente. Isto se dá pelo fato do mercado de trabalho exigir uma qualificação profissional. Além desse fato, é perceptível, também, que muitos alunos iniciam o curso superior com uma certa defasagem em conceitos básicos, neste trabalho o foco estará nos conceitos matemáticos básicos. A partir disso, para este trabalho foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre as principais dificuldades dos alunos, quais suas causas tanto para os próprios alunos quanto para as Instituições de Ensino Superior (IES) e quais as iniciativas realizadas para a redução destes problemas. Através desta revisão, então, chegou-se ao objetivo deste trabalho que é verificar se o Projeto de Ensino de Nivelamento em Matemática é uma alternativa para ajudar a diminuir as dificuldades dos alunos em conceitos matemáticos básicos e, com isso, diminuir, também, as lacunas existentes entre o aprendizado do ensino médio e do ensino superior. Para que fosse atingido o objetivo, foram realizadas aplicações de questionários, aos alunos e professores do ensino superior e uma análise dos dados coletados durante a aplicação do Projeto de Ensino de Nivelamento em Matemática, o qual foi ofertado aos alunos dos quatro cursos superiores, Agronomia, Ciência da Computação, Engenharia Mecânica e Matemática, do próprio IFRS – Campus Ibirubá, no início do ano de 2020. Após todas as análises, conclui-se que o Nivelamento Matemático contribui para a melhoria do desempenho e do aprendizado dos alunos em relação a matemática, e assim aumenta a qualidade do ensino superior, tanto para os professores quanto para os próprios alunos. pt_BR
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Matemática (Ensino superior) pt_BR
dc.subject Dificuldades de aprendizagem pt_BR
dc.title Nivelamento matemático: uma alternativa para preencher as lacunas da aprendizagem de conceitos matemáticos dos alunos ingressantes na educação superior pt_BR
dc.type Trabalho de conclusão de graduação pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Graduação pt_BR
dc.degree.date 2021 pt_BR
dc.degree.local Ibirubá, BR-RS pt_BR
dc.degree.graduation Licenciatura em Matemática pt_BR
dc.degree.department Campus Ibirubá pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
1234567891777.pdf 1.204Mb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account