O papel do educador matemático e a inclusão nas escolas públicas
Show simple item record
dc.contributor.advisor |
Schmidt, Adriana Claudia |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Weirich, Nikole Izabel |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2024-12-04T12:42:06Z |
pt_BR |
dc.date.available |
2024-12-04T12:42:06Z |
pt_BR |
dc.date.issued |
2021 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1776 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho de conclusão de curso pretende contribuir para incentivar as reflexões
sobre a atuação dos professores de Matemática diante das práticas em sala de aula com alunos
que apresentam necessidades educacionais especiais. Pauta-se sobre o papel do professor diante
da inclusão nas escolas públicas, para que este, possibilite de forma significativa a aprendizagem
da Matemática para estes alunos. Para tanto, analisou-se a opinião dos professores de matemática
dos anos finais do ensino fundamental de escolas públicas dos municípios de Ibirubá-RS e
Selbach-RS, referente à Educação Inclusiva. Utilizou-se como metodologia a pesquisa
bibliográfica e a pesquisa de campo, desenvolvida através do instrumento de pesquisa
questionário. Nos últimos anos, a Educação Inclusiva está sendo muito abordada, porém, ainda é
nítida a carência de práticas pedagógicas que incluam todos os estudantes dentro da sala de aula
regular, acolhendo-os e oferecendo uma aprendizagem de qualidade. Durante nossa carreira
profissional poderemos nos deparar com alunos inclusos em nossas salas de aulas, sendo
necessário dispor de todo esforço e metodologias adaptativas, para proporcionar-lhes a melhor
educação possível. |
pt_BR |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Educação inclusiva |
pt_BR |
dc.title |
O papel do educador matemático e a inclusão nas escolas públicas |
pt_BR |
dc.type |
Trabalho de conclusão de graduação |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Graduação |
pt_BR |
dc.degree.date |
2021 |
pt_BR |
dc.degree.local |
Ibirubá, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.graduation |
Licenciatura em Matemática |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Ibirubá |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account