Title: | Uma possibilidade para o ensino de conceitos elementares de geometria esférica no ensino médio |
Author: | Silva, Raira Rössner da |
Abstract: |
Este trabalho tem como principal objetivo contribuir para a inserção do ensino de Geometria Esférica no ensino médio. Para tanto, apresenta uma pesquisa bibliográfica acerca da história do desenvolvimento do conhecimento geométrico até Euclides e a compilação de sua obra Os elementos, bem como a controvérsia que orbitava o quinto postulado, até a descoberta das geometrias não euclidianas, em especial a geometria esférica, escolhida para ser o foco deste trabalho. Em seguida, trata de uma sequência de elementos e propriedades e apresenta uma proposta de ensino, de modo a introduzir conceitos básicos desta geometria. This work aims to contribute to the insertion of the teaching of Spherical Geometry in high school. To this end, it presents a bibliographical research on the history of the development of geometric knowledge until Euclid and the compilation of his work The Elements, as well as the controversy that orbited the fifth postulate, until the discovery of non-Euclidean geometries, in particular, the spherical geometry, chosen to be the focus of this work. It then deals with a sequence of elements and properties and presents a teaching proposal in order to introduce basic concepts of this geometry. |
URI: | https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1768 |
Date: | 2019 |
Files | Size | Format | View | Description |
---|---|---|---|---|
1234567891768.pdf | 2.599Mb |
View/ |
Texto completo |