Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

Um Conjunto de Metodologias Ancoradas na Dança como Contexto para Ensinar Matemática

Show full item record

Title: Um Conjunto de Metodologias Ancoradas na Dança como Contexto para Ensinar Matemática
Author: Dias, Daniela Souza
Abstract: O trabalho de pesquisa está ancorado num recorte do projeto de extensão “A matemática presente na dança: Um contexto alegre de aprender”, que busca criar novos contextos para promover o encantamento/engajamento do aprendizado da matemática na educação básica. Através de oficinas realizadas em escolas públicas de ensino fundamental e médio, o projeto utilizou o Jazz Dance e o Hip Hop como ferramentas pedagógicas. As atividades envolviam a execução de passos de dança descritos por algoritmos visuais e escritos, promovendo o pensamento computacional. A abordagem interativa foi conduzida de forma colaborativa, envolvendo professores das escolas participantes, membros do grupo de pesquisa, bolsistas e voluntários, criando um ambiente dinâmico. Durante as oficinas, realizadas em junho de 2024, os 119 estudantes e 7 professores foram incentivados a explorar conceitos matemáticos como geometria, proporcionalidade, e representações gráficas e algébricas, integrados à sequência dos movimentos de dança. A metodologia da pesquisa é uma investigação qualitativa do tipo pesquisa-ação, pois ao longo da vivência com o projeto de extensão ia-se estudando os teóricos e trabalhos correlacionados, desta forma contribuindo com o grupo, e delineando-se o objetivo que é entender compreender os elementos essenciais de uma prática docente para fins de encantar os estudantes no que tange o conteúdo de funções. Tal conteúdo contempla conceitos que são abordados em todos os ramos da matemática e em diferentes áreas do conhecimento, como física, geografia, e além disso, em gráficos de tratamento de informação. O resultado principal do projeto de extensão para esta pesquisa foi a necessidade de diversificar as metodologias de ensino de matemática (particularmente), utilizando diferentes mídias digitais, como música, projetores e representações visuais, para criar um ambiente de aprendizagem mais atraente e significativo, seja em dados quantitativos como em qualitativos, pois os professores das escolas visitadas deram encaminhamentos a outras oficinas do projeto, e desenvolveram desdobres de práticas conforme sua realidade e objetivo de conteúdos de matemática.The research work is anchored in a section of the extension project “Mathematics present in dance: A joyful context for learning”, which seeks to create new contexts to promote the enchantment/engagement of learning mathematics in basic education. Through workshops held in public elementary and high schools, the project used Jazz Dance and Hip Hop as pedagogical tools. The activities involved the execution of dance steps described by visual and written algorithms, promoting computational thinking. The interactive approach was conducted collaboratively, involving teachers from the participating schools, members of the research group, scholarship holders and volunteers, creating a dynamic environment. During the workshops, held in June 2024, the 105 students and 7 teachers were encouraged to explore mathematical concepts such as geometry, proportionality, and graphic and algebraic representations, integrated into the sequence of dance movements. The research methodology is a qualitative investigation of the action research type, as throughout the experience with the extension project, theorists and related works were studied, thus contributing to the group, and outlining the objective, which is to understand the essential elements of a teaching practice in order to delight students with regard to the content of functions. This content includes concepts that are addressed in all branches of mathematics and in different areas of knowledge, such as physics, geography, and also in information processing graphics. The main result of the extension project for this research was the need to diversify mathematics teaching methodologies (particularly), using different digital media, such as music, projectors and visual representations, to create a more attractive and meaningful learning environment, whether in quantitative or qualitative data, as the teachers of the schools visited provided referrals to other workshops of the project, and developed practice developments according to their reality and objective of mathematics content.
URI: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1764
Date: 2024


Files in this item

Files Size Format View Description
1234567891764.pdf 1.843Mb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account