Title: | Uma análise dos registros de representações semiótica na compreensão do conceito de função |
Author: | Flôr, Ronaldo Colombo |
Abstract: |
O presente trabalho origina-se de uma pesquisa desenvolvida como trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Osório, onde buscou-se observar e analisar as dificuldades encontradas por alunos quanto as diferentes representações semióticas contempladas no conceito de função, presentes em questões de provas públicas, aplicadas à processos seletivos. O objetivo deste estudo é explicitar com qual entendimento sobre o objeto matemático funções, os estudantes que se propõem a cursar uma Licenciatura em Matemática chegam ao ensino superior. A metodologia empregada à pesquisa é qualitativa e investigativa sob um grupo focal, este, compreendido por alunos ingressantes em um curso de Licenciatura em Matemática de uma instituição federal do litoral norte do Rio Grande do Sul. As questões públicas são selecionadas a partir dos pressupostos que contemplam a Teoria dos Registros de Representações Semióticas (TRRS) de Raymond Duval e analisadas sob essa mesma ótica quanto ao desempenho dos participantes. O conceito de funções, cerne da pesquisa, por sua vez é essencial para o desenvolvimento da ciência da matemática, onde lacunas no aprendizado advindas da educação básica acerca deste, tendem a perdurar durante grande parte da graduação, quando não, em sua totalidade, trazendo dificuldades de compreensão não só a respeito do objeto matemático funções, mas também para os outros conteúdos, os quais necessitam desta base consolidada para a edificação de suas aprendizagens. Assim sendo, a partir dos registros de representações semióticas, poderemos observar quais lacunas os licenciandos em Matemática trazem consigo para a graduação no que se refere ao conceito de funções? Verificamos durante a pesquisa, que além da existência de tais lacunas nas aprendizagens trazidas para a o ensino superior advindas da educação básica pelos licenciandos em Matemática quanto ao conceito de funções, existe um amplo desconhecimento das representações semióticas que constituem o objeto matemático aqui pesquisado. Segundo a TRRS, essas representações são base para quaisquer outras atividades relacionadas que envolvam a noção de função, corroborando com um cenário preocupante, que se impõem não só como um grande desafio à instituição que os acolhe, mas também de uma imensa responsabilidade quanto a sua observância. The present work originates from research developed as a conclusion work for the degree course in Mathematics at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul – Campus Osório, where we sought to observe and analyze the difficulties encountered by students regarding the different semiotic representations included in the concept of function, present in public exam questions, applied to selection processes. The objective of this study is to clarify the understanding of the mathematical object functions, students who intend to study a Degree in Mathematics arrive at teaching higher. The methodology used in the research is qualitative and investigative using a focus group, this, understood by students entering a Mathematics Degree course in a federal institution on the north coast of Rio Grande do Sul. Public issues are selected based on the assumptions that contemplate the Theory of Records of Semiotic Representations (TRRS) by Raymond Duval and analyzed from the same perspective regarding the performance of the participants. The concept of functions, the core of the research, in turn is essential to the development of the science of mathematics, where gaps in learning arising from basic education about this, tend to last for a large part of the graduation, if not, in its entirety, causing difficulties in understanding not only the respect to the mathematical object functions, but also to other contents, which They need this consolidated base to build their learning. Therefore, the From the records of semiotic representations, we will be able to observe which gaps the Mathematics graduates bring with them to graduation with regard to the concept of functions? During the research, we verified that in addition to the existence of such gaps in the learning brought to higher education from basic education by undergraduates in Mathematics regarding the concept of functions, there is a broad lack of knowledge about semiotic representations that constitute the mathematical object researched here. According to TRRS, these representations are the basis for any other related activities that involve the notion of function, corroborating a worrying scenario, which is not necessary only as a great challenge to the institution that hosts them, but also of an immense responsibility for its compliance. |
URI: | https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1760 |
Date: | 2023 |
Files | Size | Format | View | Description |
---|---|---|---|---|
1234567891760.pdf | 2.063Mb |
View/ |
Texto completo |