dc.contributor.advisor |
De Bona, Aline Silva |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Garcia, Cassiana Mallet Cerqueira |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2024-11-21T18:16:42Z |
|
dc.date.available |
2024-11-21T18:16:42Z |
|
dc.date.issued |
2023 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1759 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este estudo trata de um trabalho de conclusão de curso, na área da Educação Matemática focando nos temas de Educação Financeira (EF) e de Educação Matemática Crítica (EMC). O objetivo principal é de apresentar uma proposta para professores de Matemática, utilizando atividades investigativas por meio de conteúdos matemáticos do Ensino Fundamental, que contextualizam o uso de situações reais no exercício de sua cidadania política, auxiliando aos estudantes a conquistarem autonomia financeira, evidenciando a sintonia entre EF e EMC, com apoio na metodologia de ensino Investigação Matemática. Desta forma a escola proporciona o ensino integral para formação cidadã. Em sua essência, a pesquisa esta ancorada pelas minhas vivências durante o estudo destes temas e também, o aporte teórico pode ser classificado como revisão bibliográfica e cuja análise foi desenvolvida sob a luz de teóricos da EMC, Prática Docente, EF e Investigação Matemática, nos pautando, principalmente, na bibliografia de Ole Skovsmose. Destacamos que as conexões entre a EF e a EMC não estavam, necessariamente, explícitas nas pesquisas analisadas, mas foi possível criar uma atividade investigativa que gerasse essa sintonia entre ambas as teorias. De fato, foi necessário que nossa pesquisa olhasse analiticamente para os dados textuais, guiado por sua compreensão da EMC, ao buscar diálogos que conectassem com EF. Ressaltamos que encontramos estas relações em todo o material analisado, mesmo que o autor não tenha citado ou falado explicitamente sobre conceitos de EF, porém este fala em problemas de justiça social bem como os problemas socioeconômicos, estes estão diretamente vinculados as atividades que foram produzidas para esta monografia. Os resultados nos proporcionaram reflexões
sobre a EMC possuir, em sua teoria, relações com a EF, particularmente em sintonia com os conceitos da metodologia de Investigação Matemática que utilizamos para a construção das atividades que serão aqui propostas. Além disso, percebemos algumas lacunas que podem ser preenchidas por futuras pesquisas, em Educação Matemática, estabelecendo de vez as relações entre a EF e a EMC, além de promover estudos continuados para fortalecer a reflexão em nossas práticas docentes. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This study deals with a course conclusion work, in the field of Education Mathematics focusing on the themes of Financial Education (PE) and Education Critical Mathematics (CME). The main objective is to present a proposal for Mathematics teachers, using investigative activities through of mathematical contents of elementary education, which contextualize the use of real situations in the exercise of their political and civil citizenship, helping students to conquer financial autonomy, showing the harmony between EF and EMC, supported by the Mathematics Research teaching methodology. In this way, the school provides comprehensive education for citizenship education. In its essence, the research is anchored by my experiences during the study of these themes and also, the theoretical contribution can be classified as bibliographic review and whose analysis was developed under the light of theorists of EMC, Teaching Practice, PE and Mathematical Investigation, guiding us, mainly, in the bibliography of Ole Skovsmose. We emphasize that the connections between EF and EMC were not necessarily explicit in the researches analyzed, but it was possible to create an investigative activity that generate this harmony between both theories. In fact, it was necessary our research looked analytically at the textual data, guided by its understanding of EMC, when seeking dialogues that connected with PE. We emphasize that we found these relations in all the analyzed material, even if the author has not explicitly quoted or spoken about concepts of PE, but this one talks about problems of social justice as well as the problems socioeconomic factors, these are directly linked to the activities that were produced for this monograph. The results provided us with reflections about EMC having, in its theory, relations with EF, particularly in in tune with the concepts of the methodology of Mathematical Investigation that used to build the activities that will be proposed here. In addition In addition, we noticed some gaps that can be filled by future research in Mathematics Education, establishing once and for all the relationships between EF and EMC, in addition to promoting ongoing studies to strengthen the reflection in our teaching practices. |
en |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Educação Matemática |
pt_BR |
dc.title |
A educação financeira e a educação matemática crítica: uma sequência investigativa em sintonia |
pt_BR |
dc.type |
Trabalho de conclusão de graduação |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Graduação |
pt_BR |
dc.degree.date |
2023 |
pt_BR |
dc.degree.local |
Osório, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.graduation |
Licenciatura em Matemática |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Osório |
pt_BR |