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Bancada didática para motores trifásicos

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Title: Bancada didática para motores trifásicos
Author: Vieira, Luciano Barth
Abstract: Este trabalho foi desenvolvido levando em conta a necessidade de incluir experimentos práticos nas disciplinas relacionadas a máquinas elétricas do curso superior de tecnologia em Eletrônica Industrial. Com o intuito de elucidar e prover formas práticas de aprendizado, foi desenvolvida uma bancada de ensaio para motores trifásicos, acompanhada de freio magnético e célula de carga, frutos de doação da Instituição Pão dos Pobres. O trabalho consiste em integrar o controle digital através do uso do software LabView 2012, um computador, um Elvis II+, um freio magnético e uma célula de carga. Através do computador é possível exercer o controle do motor, podendo ligar e desligar, controlar a frequência de acionamento e o sentido de giro. Pode-se também monitorar em tempo real os dados de velocidade e força aplicada na célula de carga. Se necessário, podemos aplicar manualmente uma tensão contínua no freio magnético, gerando um torque contrário ao sentido de giro do motor. A variação do torque medido é representada através do gráfico da célula de carga.This work was developed taking into account the need to include practical experiments in the disciplines related to electric machines of the upper course of technology in Industrial Electronics. With the purpose of elucidating and providing practical learning forms, a test bench was developed for three-phase motors, accompanied by magnetic brake and load cell, donation fruits of the Pão dos Pobres Institution. The work consists of integrating digital control through the use of LabView 2012 software, a computer, an Elvis II +, a magnetic brake and a load cell. Through the computer it is possible to exercise the control of the motor, being able to turn on and off, to control the frequency of drive and the direction of rotation. You can also monitor the speed and force data applied to the load cell in real time. If necessary, we can manually apply a continuous voltage to the magnetic brake, generating a counter torque to the direction of rotation of the motor. The variation of the measured torque is represented by the graph of the load cell.
URI: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1692
Date: 2018


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