Análise do fluxo de valor no pós-vendas de uma concessionária de veículos novos
Show simple item record
dc.contributor.advisor |
Silveira, Vitor Hugo Machado da |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Zortéa, Vinícius |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2024-11-05T13:42:33Z |
|
dc.date.available |
2024-11-05T13:42:33Z |
|
dc.date.issued |
2022 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1668 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O mercado de serviços automotivo cresce na medida em que novos veículos entram em circulação. O segmento é competitivo e demanda que os prestadores estejam atentos as diversas necessidades dos clientes. Tendo em vista essas considerações, o presente estudo tem como objetivo analisar o processo de manutenções programadas no pós-vendas de uma concessionária de veículos novos por meio da ferramenta lean chamada Value Stream Mapping (VSM). O VSM é uma ferramenta que consiste no mapeamento do fluxo de materiais e informação necessários para a realização das atividades (que acrescentam e não acrescentam valor). Através desta ferramenta é possível identificar as atividades que não acrescentam valor para o processo e propor medidas de melhoria que resultem na redução das mesmas. Baseado neste conceito, foi realizado o mapeamento do processo atual e, após uma análise, sugerido um processo futuro. Por fim, os resultados e discussões do estado futuro são apresentados, estimando os ganhos e apontando as limitações existentes. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The automotive service market grows as new vehicles enter circulation. The segment is
competitive and requires providers to be aware of the diverse needs of customers. In view of
these considerations, the present study aims to analyze the after-sales scheduled maintenance
process of a new vehicle dealership through the lean tool called Value Stream Mapping (VSM).
The VSM is a tool that consists of mapping the flow of materials and information needed to
carry out activities (which add and do not add value). Through this tool it is possible to identify
activities that do not add value to the process and propose improvement measures that result in
their reduction. Based on this concept, the mapping of the current process was carried out and,
after an analysis, a future process was suggested. Finally, the results and future state discussions
are presented, estimating the gains and pointing out the existing limitations. |
en |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Engenharia mecânica |
pt_BR |
dc.title |
Análise do fluxo de valor no pós-vendas de uma concessionária de veículos novos |
pt_BR |
dc.type |
Trabalho de conclusão de graduação |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Graduação |
pt_BR |
dc.degree.date |
2022 |
pt_BR |
dc.degree.local |
Ibirubá, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Ibirubá |
pt_BR |
dc.degree.department |
Engenharia Mecânica |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account