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Gestão da inovação em organizações: análise de 8 dimensões aplicadas na indústria da construção

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Title: Gestão da inovação em organizações: análise de 8 dimensões aplicadas na indústria da construção
Author: Souza, Ariane Rodrigues de
Abstract: A inovação é uma temática muito recorrente no meio corporativo, já que a capacidade de inovar é uma estratégia crucial para a sobrevivência e desenvolvimento sustentável das organizações. Na indústria da construção, inovar é fundamental por razões que abrangem o aumento da produtividade, otimização de recursos, melhora da qualidade e sustentabilidade, além de desempenhar um papel fundamental na busca por soluções e métodos mais eficientes. Este estudo, tem como objetivo mensurar a gestão da inovação em empresas da indústria da construção no Brasil, por meio das dimensões de liderança, estratégia, relacionamento, cultura, pessoas, estrutura, processos e funding. Para atingir este objetivo, foi aplicado uma survey sustentada pelo octógono da inovação, com 62 profissionais atuantes no setor. Compreender como são percebidas essas dimensões é essencial para que sejam identificados pontos fortes e oportunidades de melhoria ao promover inovações na indústria da construção. Observou-se que empresas de grande porte apresentaram os piores índices da gestão da inovação, enquanto as empresas de porte médio apresentaram os melhores índices nas 8 dimensões analisadas. Numa perspectiva mais ampla, a dimensão de estratégia apresenta o melhor índice, onde há uma inclinação positiva para com as iniciativas de inovação, estando alinhadas com a estratégia das empresas, indicando que há projeções de crescimento por meio da inovação e que há objetivos estratégicos para este fim. Em contrapartida, a dimensão de funding possui o pior índice geral, indicando que a alocação de recursos financeiros em processos e iniciativas de inovação requerem maiores investimentosna indústria da construção.Innovation is a very recurring theme in the corporate environment, as the ability to innovate is a crucial strategy for the survival and sustainable development of organizations. In the construction industry, innovation is fundamental for reasons that include increasing productivity, optimizing resources, improving quality and sustainability, in addition to playing a fundamental role in the search for more efficient solutions and methods. This study, therefore, aims to measure innovation management in companies in the construction industry in Brazil, through the dimensions of leadership, strategy, relationships, culture, people, structure, processes and funding. To achieve this objective, a survey was applied based on the innovation octagon, with 62 professionals working in the sector. Understanding how these dimensions are perceived is essential to identify strengths and opportunities for improvement when promoting innovations in the construction industry. It was observed that large companies presented the worst innovation management indexes, while medium-sized companies presented the best indexes in the 8 dimensions analyzed. From a broader perspective, the strategy dimension presents the best index, where there is a positive inclination towards innovation initiatives, being aligned with the companies' strategy, indicating that there are growth projections through innovation and that there are strategic objectives for this end. On the other hand, the funding dimension has the worst overall index, indicating that the allocation of financial resources in innovation processes and initiatives requires greater investments in the construction industry.
URI: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1470
Date: 2024


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