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No Brasil, o modal hidroviário ainda é pouco explorado, mesmo com um grande potencial de desenvolvimento. Segundo a Confederação Nacional do Transporte - CNT (2019), somente um terço da capacidade do transporte hidroviário do país é utilizada, ou seja, apenas 19,5 mil quilômetros de um total de 63 mil quilômetros. Mesmo com essa baixa utilização, o volume de cargas transportadas pelo modal cresceu 34,8% entre 2010 e 2018, passando de 75,3 milhões de toneladas para cerca de 101,5 milhões de toneladas. De acordo com dados da CNT (2019), o modal aquaviário apresenta utilização de 13,6% dentro da matriz de transportes. Conforme o Ministério da Infraestrutura (2021), o uso da navegação para transportar cargas, no Brasil, aumentou consideravelmente no ano de 2019 em relação a 2018. A partir desse cenário, o presente trabalho tem como objetivo apresentar um panorama de vantagens e desvantagens do modal hidroviário no Brasil, considerando-se o período entre 2017 a 2022. O estudo justifica-se por ser o modal hidroviário o terceiro mais utilizado e com potencial a ser explorado. A metodologia da pesquisa é de natureza qualitativa, com o uso da técnica de Revisão Sistemática da Literatura, onde foram analisados dados coletados em artigos sobre o tema do estudo – Modal de Transporte hidroviário no Brasil. Como resultados, identificou-se que o modal hidroviário é potencial, e mostra-se como uma alternativa para a logística comercial e industrial, tanto na modalidade quanto na intermodalidade, por transportar grandes volume de carga a longa distancias, ter baixo custo e ser menos poluente. Também identificou-se a necessidade de investimentos infraestrutura a fim de melhoras as condições de navegabilidade. |
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