Abordagem de conceitos de gestão da produção pela simulação de um jogo didático com embalagens plásticas recicladas
Show simple item record
dc.contributor.advisor |
Soave, Cláudia |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Filipetto, Leane Maria |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Lovisa, Daiana Picoli |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2024-08-30T18:32:20Z |
|
dc.date.available |
2024-08-30T18:32:20Z |
|
dc.date.issued |
2022 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1427 |
|
dc.description.abstract |
O uso de jogos como instrumento para abordar determinados conceitos aplicados em sala de aula pode contribuir para um ensino mais dinâmico, facilitando a aprendizagem discente, com vistas a um melhor entendimento, aproximação e compreensão dos conteúdos expostos. O objetivo deste trabalho foi desenvolver uma abordagem didática em forma de jogo, simulando uma linha de produção de veículos, que serviu como um método para abordar e estudar conceitos na área de gestão da produção, mais especificamente o Sistema Toyota de Produção e a Teoria das Restrições. Os materiais utilizados para desenvolver o jogo, foram compostos de embalagens plásticas pós-consumidas de um estabelecimento comercial, no município de Monte Belo do Sul-RS. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, buscou descrever o processo como um todo e classificada como Design Science Research. As simulações foram realizadas e aplicadas pela autora deste estudo, visto que a pandemia impossibilitou a aplicação em grupo em sala de aula. Como resultados concluiu-se que, a mudança da sequência de operações do processo de montagem dos veículos e os tamanhos de lotes das peças que compõem cada veículo, em cada simulação, alterou em consequência o tempo de montagem. Dessa forma, constatou-se que a Simulação 1, em relação às Simulações 2 e 3, mostrou-se mais viável no que diz respeito às intenções de diminuir o lead time total de montagem, enquanto suposto gargalo de produção. Além disso, o jogo didático permitiu obter uma visão sistêmica do processo e entendimento dos principais aspectos teóricos dos conceitos abordados. |
pt_BR |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR] |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Administração |
pt_BR] |
dc.subject |
Logística empresarial |
pt_BR] |
dc.title |
Abordagem de conceitos de gestão da produção pela simulação de um jogo didático com embalagens plásticas recicladas |
pt_BR |
dc.type |
Trabalho de conclusão de graduação |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Graduação |
pt_BR |
dc.degree.date |
2022 |
pt_BR |
dc.degree.local |
Bento Gonçalves, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.graduation |
Tecnologia em Logística |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Bento Gonçalves |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account