Sala verde de Alvorada: desafios para a promoção de uma educação ambiental cidadã capaz de enfrentar os conflitos socioambientais
Show simple item record
dc.contributor.advisor |
Lisboa, Cassiano Pamplona |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Pio, Gabrielli da Silva |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2024-08-21T17:51:30Z |
|
dc.date.available |
2024-08-21T17:51:30Z |
|
dc.date.issued |
2016 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1357 |
|
dc.description.abstract |
As Salas Verdes são espaços destinados a ofertar atividades de educação ambiental. Esses espaços fazem parte do Projeto Salas Verdes do Ministério do Meio Ambiente que, por intermédio do Departamento de Educação Ambiental, iniciou a implantação das salas no país em 2003. As Salas Verdes oferecem atividades de educação ambiental para escolas e grupos da sociedade em geral. A Secretaria Municipal de Educação da cidade de Alvorada possui um espaço de Sala Verde responsável por oferecer formações de educação ambiental aos docentes e alunos da rede pública municipal, além de servir como biblioteca pública e telecentro abertos à comunidade. O enfoque desse estudo foi conhecer o Projeto Salas Verdes desde a sua criação, resgatando a história do Centro de Educação Ambiental Sala Verde Ligia Rockenbach por intermédio das memórias dos fundadores, verificando a práxis da equipe que atua nas escolas municipais de Alvorada e procurando nos procedimentos adotados elementos que favoreçam uma formação crítica e a promoção da cidadania. Como metodologia de pesquisa foi utilizado o modelo de pesquisador participante, no formato observador participante, bem como em seus métodos de observação, análise documental e direcionamento ético das ações. O acompanhamento das ações e a coleta de dados ocorreu durante oito meses. Os registros das ações foram efetuados por intermédio de diário de campo e os dados construídos foram entrecruzados às informações das entrevistas semiestruturadas, sendo todo material avaliado à luz do referencial teórico. Como resultados da investigação tem-se que as atividades oferecidas atualmente pela Sala Verde de Alvorada, apesar dos esforços da equipe de trabalho e das inúmeras ações efetuadas, ainda apresentam limites no que se refere à formação crítica voltada ao exercício da cidadania. Entre os principais desafios para a promoção de uma educação ambiental cidadã capaz de enfrentar os conflitos socioambientais se destacam: a descontinuidade no desenvolvimento do trabalho ofertado nesses espaços dada pela rotatividade de servidores e pela alternância de projetos políticos-partidários; a predominância de uma visão de educação ambiental conservacionista entre os responsáveis pelas ações. |
en_US |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
en_US |
dc.subject |
Ciências da vida |
en_US |
dc.subject |
Professores |
en_US |
dc.subject |
Meio ambiente |
en_US |
dc.subject |
Educação ambiental |
en_US |
dc.subject |
Salas verdes |
en_US |
dc.title |
Sala verde de Alvorada: desafios para a promoção de uma educação ambiental cidadã capaz de enfrentar os conflitos socioambientais |
en_US |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Graduação |
pt_BR |
dc.degree.local |
Porto Alegre, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.graduation |
Licenciatura em Ciências da Natureza – Biologia e Química |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Porto Alegre |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account