Aplicação do Problema do Caixeiro Viajante para determinação de rotas turísticas
Show simple item record
dc.contributor.advisor |
Da Silva, Roger Sá |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Picolo, Ana Paula |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2024-07-30T16:53:07Z |
|
dc.date.available |
2024-07-30T16:53:07Z |
|
dc.date.issued |
2021 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1278 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O Problema do Caixeiro Viajante (PCV) é um problema clássico de otimização combinatória que é intensamente investigado em matemática computacional devido sua vasta área de aplicação e a complexidade de obtenção de uma solução ideal. Uma área de estudo que possui uma relaçãocom pontos de interesse que podem ser associados utilizando o PCV são os pontos turísticos percorridos pelos turistas em suas viagens. Este trabalho se propôs ao desenvolvimento de uma solução computacional para o cálculo de rotas turísticas usando o PCV buscando a determinação de um método de solução do PCV adequado para a utilização em uma aplicação móvel e a geração de um roteiro com pontos turísticos de interesse do usuário para as rotas turísticas através da aplicação. Com o uso da heurística do Vizinho Mais Próximo foi possível validar a proposta em um protótipo de aplicativo móvel, constatando-se a viabilidade de utilização desta aplicação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The traveling salesman problem (TSP) is a classic combinatorial
optimization problem that is intensively investigated in computational
mathematics due to its wide area of application and the complexity of
obtaining an ideal solution. An area of study that has a relationship with
points of interest that can be associated using TSP are the tourist spots visited
by tourists on their trips. This paper proposed the development of a
computational solution for the calculation of tourist routes using PCV, seeking
to determine a suitable PCV solution method to use in a mobile application
and the generation of a route with the user tourist points of interest to the
tourist routes of the application. Using the Nearest Neighbor heuristic, it was
possible to validate the proposal in a mobile application prototype, verifying
the feasibility of using this application. |
en |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Aplicativos móveis |
pt_BR |
dc.subject |
Computação - Matemática |
pt_BR |
dc.title |
Aplicação do Problema do Caixeiro Viajante para determinação de rotas turísticas |
pt_BR |
dc.type |
Trabalho de conclusão de graduação |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Graduação |
pt_BR |
dc.degree.date |
2021 |
pt_BR |
dc.degree.local |
Veranópolis, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.graduation |
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Veranópolis |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account