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O ensino de química por meio de práticas culinárias: produção de chantilly

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dc.contributor.advisor Smaniotto, Alessandra pt_BR
dc.contributor.author Morais, Francielle Miranda pt_BR
dc.date.accessioned 2024-07-18T21:12:23Z pt_BR
dc.date.available 2024-07-18T21:12:23Z pt_BR
dc.date.issued 2021 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1266 pt_BR
dc.description.abstract O processo de ensino-aprendizagem da área das ciências exatas, principalmente na disciplina de Química, resulta em momentos de dificuldade enfrentados por parte de professores e alunos, causando o desinteresse e a desmotivação do aprendizado. Este trabalho tem como tema o ensino por meio de práticas culinárias, possibilitando o ensino-aprendizagem de conceitos de química de forma contextualizada com o cotidiano dos estudantes. A utilização de práticas experimentais para auxiliar no ensino de Química pode despertar um interesse maior por parte dos discentes para conteúdos complexos e rotulados como difíceis. O trabalho tem como objetivo ensinar por meio da prática da produção do chantilly o conceito de dispersões coloidais e espumas, a fim de que o aluno aprenda de uma forma mais contextualizada. Foi utilizado para o desenvolvimento do trabalho a metodologia qualitativa exploratória e, na sequência, foi realizada uma pesquisa experimental com uma turma de Terceiro Ano de Curso Técnico em Química. A aplicação da proposta foi realizada no formato de ensino a distância, de forma assíncrona, utilizando a plataforma Moodle. Por meio da análise dos resultados do pré-teste e pós-teste foi verificado que houve um aprendizado por parte dos estudantes por meio da atividade proposta. Ainda, foi possível identificar um retorno positivo por parte dos estudantes em relação à realização de atividades experimentais e aprendizado por meio de uma prática culinária. pt_BR
dc.description.abstract The teaching-learning process in the area of exact sciences, especially in the discipline of Chemistry, results in moments of difficulty faced by teachers and students, causing disinterest and discouragement in learning. This work is aimed at teaching through culinary practices, enabling the teaching-learning of chemistry concepts contextualized with the students' daily lives. The use of experimental practices to assist in the teaching of Chemistry can arouse a greater interest on the part of students for subjects that are complex and labeled as difficult. The work aims to teach, through a practice of production of whipped cream, the concept of colloidal dispersions and foams, so that the students learn in a more contextualized way. The exploratory qualitative methodology was used for the development of the work and, next, an experimental research was carried out with a Third Year class of a Technical Course in Chemistry. The application of the proposal was carried out in distance learning format, asynchronously, using the Moodle platform. By means of a pre-test and a post-test, it was verified that there was a learning on the part of the students through the proposed activity. Thus, it was possible to identify the positive acceptance on the part of the students in relation to the performance of experimental activities and learning through a culinary practice. en
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Química - Estudo e ensino pt_BR
dc.subject Prática de ensino pt_BR
dc.subject Culinária pt_BR
dc.title O ensino de química por meio de práticas culinárias: produção de chantilly pt_BR
dc.type Trabalho de conclusão de curso pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Graduação pt_BR
dc.degree.date 2021 pt_BR
dc.degree.local Feliz, BR-RS pt_BR
dc.degree.graduation Licenciatura em Química pt_BR
dc.degree.department Campus Feliz pt_BR


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