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Interdisciplinaridade no ensino de química: óleo de cozinha na fabricação de sabão

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dc.contributor.advisor Liberatori, Janete Werle de Camargo pt_BR
dc.contributor.author Steffens, Grasiele pt_BR
dc.date.accessioned 2024-07-18T20:28:31Z pt_BR
dc.date.available 2024-07-18T20:28:31Z pt_BR
dc.date.issued 2021 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1265 pt_BR
dc.description.abstract A escola é um ambiente que possibilita tratar questões ambientais, levando informação e esclarecimentos à população. O descarte incorreto dos resíduos, em especial o resíduo de óleo de cozinha resultante das frituras de alimentos, pode causar diversos problemas ambientais. Pensando nessa problemática, foram trabalhados, de forma interdisciplinar, conteúdos de química orgânica envolvendo educação ambiental e contextualizando saberes populares relacionados à reação de saponificação trazidos pelos alunos. Na primeira etapa, a atividade realizada com alunos do segundo ano do ensino médio de uma escola pública situada no município de Feliz/RS, por meio de um questionário, investigou como ocorre o descarte do óleo de cozinha nas residências destes estudantes, quais os conhecimentos que estes apresentam em relação às questões ambientais envolvidas no tratamento dado a este rejeito e o conhecimento básico sobre a reação química de saponificação como alternativa para o descarte ambientalmente correto do óleo de cozinha residencial. Na segunda etapa, foi apresentada de maneira remota uma aula expositiva relacionando conteúdos de química com a educação ambiental, além de apresentar um vídeo demonstrativo da prática de fazer sabão de modo caseiro. Além disso, os alunos trouxeram conhecimentos advindos do âmbito familiar com o objetivo de aliar conhecimentos populares com o conhecimento científico que estava sendo abordado nas aulas. Na terceira etapa, foi disponibilizado um segundo questionário onde foi avaliada a eficiência da metodologia utilizada para abordar os conteúdos de química aliados à educação ambiental contextualizando conteúdos provenientes do conhecimento popular aliado ao conhecimento científico. Foi observado que os alunos ampliaram seus conhecimentos relacionados à química e questões ambientais quando estes foram trabalhados de maneira interdisciplinar juntamente com conhecimentos populares trazidos advindos de seus familiares, mostrando que esta é uma atividade possível de ser realizada e que poderá trazer resultados positivos para estes alunos, suas famílias, à comunidade e, por consequência ao meio ambiente. pt_BR
dc.description.abstract School is a place that makes it possible to deal with environmental issues, bringing information and explanations to the population. Incorrect disposal of waste, especially cooking oil residue from food frying, can cause several environmental problems. Thinking about this problem, contents of organic chemistry involving environmental education and contextualizing popular knowledge about the saponification reaction brought by the students were worked on in an interdisciplinary way. In the first stage, the activity carried out with students of the second year of high school in a public school located in the city of Feliz/RS, through a questionnaire, investigated how the disposal of cooking oil occurs in the homes of these students, what knowledge that they present about the environmental issues involved in the treatment given to this waste and the basic knowledge about the chemical reaction of saponification as an alternative for the environmentally correct disposal of residential cooking oil. In the second stage, an expository class relating chemistry content to environmental education was presented remotely, in addition to presenting a video demonstrating the practice of making soap in a homemade way. In addition, the students brought knowledge from their family sphere in order to combine popular knowledge with the scientific knowledge that was being addressed in class. In the third stage, a second questionnaire was made available, in which the efficiency of the methodology used to address the chemistry content combined with environmental education was evaluated, contextualizing content from popular knowledge combined with scientific knowledge. It was observed that students expanded their knowledge about organic chemistry and environmental issues when they were worked in an interdisciplinary way together with popular knowledge brought from their families, showing that this is a possible activity to be carried out and that it can bring positive results for these students, their families, the community and, consequently, the environment. en
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Química - Estudo e ensino pt_BR
dc.subject Prática de ensino pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.title Interdisciplinaridade no ensino de química: óleo de cozinha na fabricação de sabão pt_BR
dc.type Trabalho de conclusão de curso pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Graduação pt_BR
dc.degree.date 2021 pt_BR
dc.degree.local Feliz, BR-RS pt_BR
dc.degree.graduation Licenciatura em Química pt_BR
dc.degree.department Campus Feliz pt_BR


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