Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

A abordagem da matemática financeira no novo ensino médio gaúcho

Show full item record

Title: A abordagem da matemática financeira no novo ensino médio gaúcho
Author: Dellay, Amanda Tirloni
Abstract: O presente artigo se caracteriza como uma pesquisa bibliográfica que busca analisar o novo Ensino Médio Gaúcho e entender a partir da temática Educação Financeira do Itinerário Formativo Matemática e suas Tecnologias, como a Matemática Financeira está sendo abordada. Para compreender essa abordagem e entender como o novo Ensino Médio está estruturado, o foco principal foi a leitura, estudo e análise da Base Nacional Comum Curricular e o Referencial Curricular Gaúcho, juntamente com outros artigos, dissertações e livros que complementam o tema. Diante disso, observou-se que na proposta do novo Ensino Médio Gaúcho o currículo é dividido em dois blocos, sendo o primeiro composto pela Formação Geral Básica, que apresenta os componentes curriculares obrigatórios, e o segundo bloco são os Itinerários Formativos, que apresentam a flexibilização curricular. Segundo o Referencial Curricular Gaúcho, a temática Educação Financeira apresenta três trilhas de aprofundamento curricular: Educação Financeira e Linguagens Aplicadas, Educação Financeira e Desenvolvimento Sustentável e Educação Financeira e Relações Sociais. Todas as trilhas trazem a Matemática Financeira como um componente curricular com três períodos de aula semanais. Destaca-se a relevância da Matemática Financeira, pois possibilita aos estudantes se habituar e aplicar, nos mais diversos contextos, cálculos como taxas, juros, porcentagens, dentre outros, tornando-se fundamental para a construção da Educação Financeira, permitindo a eles aprenderem a administrar seus ganhos de forma consciente, gerando confiança e autonomia para calcular seus gastos e fazer investimentos.
URI: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1255
Date: 2023


Files in this item

Files Size Format View Description
1234567891255.pdf 419.3Kb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account