A influência da linguagem na compreensão dos conceitos matemáticos
Show simple item record
dc.contributor.advisor |
Gabbi, Angéli Cervi |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Camargo, Karine |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Fioreze, Patrícia |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2024-07-10T21:38:27Z |
pt_BR |
dc.date.available |
2024-07-10T21:38:27Z |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1253 |
|
dc.description.abstract |
O propósito deste estudo foi conduzir uma análise detalhada, utilizando referências bibliográficas como base, a fim de constatar a influência da linguagem na compreensão dos conceitos matemáticos, nos diversos níveis e modalidades de ensino. Buscou-se descrever a importância de uma aprendizagem que respeite as variedades linguísticas e questões sociais, pertinentes à esfera educacional, de modo a preparar o estudante para a vida, de maneira sólida e eficiente. Além disso, visou-se analisar a interferência do linguajar científico na explicação e compreensão de habilidades necessárias às diversas faixas etárias, que por vezes, se mostra complexo e distante do idioma usual dos estudantes. Situação esta, que pode ocasionar defasagens educacionais, especificamente na área da Matemática e suas Tecnologias. O presente artigo traz reflexões acerca das metodologias utilizadas no processo de ensino e conhecimentos com relação às etapas e formas de aprendizagem, aspirando propostas acadêmicas mais adequadas, estimulantes e preparatórias para a continuidade dos estudos matemáticos. Enfim, por meio do estudo realizado, foi possível confirmar que dentro de suas funções e incumbências, uma educação que oferta o aprimoramento do idioma oficial e científico, em conjunto com uma linguagem adaptada à realidade e individualidades de cada turma, garante resultados melhores no processo de ensino e aprendizagem. |
pt_BR |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Linguagem |
pt_BR |
dc.subject |
Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Interpretação |
pt_BR |
dc.title |
A influência da linguagem na compreensão dos conceitos matemáticos |
pt_BR |
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Graduação |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Graduação |
pt_BR |
dc.degree.date |
2023 |
pt_BR |
dc.degree.local |
Ibirubá, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.graduation |
Licenciatura em Matemática |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Ibirubá |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account