O curso de Matemática - Licenciatura do IFRS - Campus Ibirubá e os possíveis impactos da pandemia da COVID-19
Show simple item record
dc.contributor.advisor |
De Mamann, Ângela Teresinha Woschinski |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Silva, Géssica da |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2024-07-09T23:36:21Z |
pt_BR |
dc.date.available |
2024-07-09T23:36:21Z |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1249 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente estudo busca analisar o fluxo de entrada e saída de estudantes do curso de Matemática – Licenciatura no IFRS – Campus Ibirubá durante a pandemia da COVID-19. Em busca da rotatividade acadêmica, coletou-se na Plataforma Nilo Peçanha indicadores que descrevem o número de alunos ingressantes, o número de matrículas realizadas, o número de alunos que concluem o curso e o número de alunos que evadem durante o ano letivo. Para uma análise mais específica separou- se os dados em seus respectivos anos e através da montagem de gráficos pode-se fazer observações pertinentes a cada cenário. Devido ao tempo limitado para execução de um trabalho mais aprofundado, não foram analisadas as potenciais causas da evasão dos alunos, mas sabe-se das inúmeras dificuldades que podem ter influenciado os estudantes na desistência do curso. Dentre essas dificuldades vivenciadas pode-se citar, algumas mais evidenciadas com a pandemia, como a carência ao acesso à internet de qualidade, a falta de dispositivos eletrônicos com acesso à internet, a falta de autonomia de estudo, as dificuldades de compreensão e manuseio das plataformas virtuais utilizadas para as aulas e além disso, a adaptação aos ambientes físicos de estudo que na maioria das vezes foram improvisados. Acredita-se que a pandemia tenha influenciado no declínio do ingresso de estudantes no curso, porém esta não é a única causa. Vê-se no país ao longo dos anos a desvalorização dos profissionais da educação, o que tem efeito negativo no incentivo a formação de novos profissionais. |
pt_BR |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
COVID-19 |
pt_BR |
dc.subject |
Evasão universitária |
pt_BR |
dc.subject |
Licenciatura |
pt_BR |
dc.title |
O curso de Matemática - Licenciatura do IFRS - Campus Ibirubá e os possíveis impactos da pandemia da COVID-19 |
pt_BR |
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Graduação |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Graduação |
pt_BR |
dc.degree.date |
2022 |
pt_BR |
dc.degree.local |
Ibirubá, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.graduation |
Licenciatura em Matemática |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Ibirubá |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account