O ensino de matemática pelo YouTube: princípios e recursos metodológicos
Show simple item record
dc.contributor.advisor |
Gama, Rodrigo Farias |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Lara, Cristiane Rebouças de |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2024-07-09T21:26:27Z |
pt_BR |
dc.date.available |
2024-07-09T21:26:27Z |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1246 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente artigo trata-se de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica que objetiva analisar canais de youtubers brasileiros relacionados ao ensino da matemática, verificando os princípios metodológicos empregados e buscando compreender de que forma esses recursos facilitam a aprendizagem matemática. Para tanto, pesquisou-se, a partir da leitura de artigos, livros e sites de internet, os principais recursos metodológicos comumente empregados na produção de videoaulas. Na sequência, identificou-se o vídeo mais visualizado dos cinco canais de YouTube dedicados ao ensino de matemática com maior número de inscritos. Procurou-se relacionar e compreender de que forma esses artifícios metodológicos, tais como roteiro, linguagem, som e imagem, tempo de duração, ludicidade, corpo, etc, facilitam a aprendizagem matemática. Por fim, verificou-se que, embora sejam muitos os princípios metodológicos presentes nos vídeos analisados, há outros recursos que poderiam ser melhor explorados por seus criadores para tornar o processo de ensino e de aprendizagem mais eficiente. |
pt_BR |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Youtube (Recurso eletrônico) |
pt_BR |
dc.subject |
Videoaula |
pt_BR |
dc.title |
O ensino de matemática pelo YouTube: princípios e recursos metodológicos |
pt_BR |
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Graduação |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Graduação |
pt_BR |
dc.degree.date |
2022 |
pt_BR |
dc.degree.local |
Ibirubá, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.graduation |
Licenciatura em Matemática |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Ibirubá |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account