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Base Nacional Comum Curricular : a resolução de situações-problema nos anos finais do ensino fundamental

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dc.contributor.advisor Viegas, Luciane Torezan pt_BR
dc.contributor.author Pelissari, Daniela pt_BR
dc.date.accessioned 2024-04-24T20:42:37Z
dc.date.available 2024-04-24T20:42:37Z
dc.date.issued 2021 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1166 pt_BR
dc.description.abstract Em sala de aula, a interpretação e a compreensão de situações-problema e a elaboração das estratégias para a resolução dos mesmos é uma dificuldade acentuada dos estudantes de educação básica em Matemática. O presente artigo teve como objetivo geral investigar quais são as relações entre a Matemática e a Língua Portuguesa na resolução de situações-problema nos anos finais do ensino fundamental, na perspectiva da Base Nacional Comum Curricular. A pesquisa realizada foi qualitativa, com uso de alguns dados quantitativos, mas basicamente de natureza descritiva, pois considerou proporcionar maior entendimento sobre os dados analisados, bem como descrevê-los e interpretá-los, buscando regularidades e relações causais entre os elementos. Para gerar esses dados, optou-se por realizar uma pesquisa bibliográfica e documental utilizando o documento nacional da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em articulação com o referencial teórico da pesquisa. Os dados coletados originados da BNCC foram analisados a partir da abordagem da análise do conteúdo de Moraes (1999), que define cinco etapas para a realização da análise de conteúdo, a saber: preparação das informações, unitarização, categorização, descrição e interpretação. Por fim, constatou-se que a BNCC aborda, nos dois componentes curriculares em questão, algumas competências e habilidades relacionadas com a interpretação e resolução de situações-problema. Entretanto, percebeu-se que há uma ênfase maior nas competências e habilidades de Matemática do quenas de Língua Portuguesa, fazendo emergir questões relativas a esse distanciamento entre os componentes curriculares. pt_BR
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Base Nacional Comum Curricular pt_BR
dc.subject Matemática - Estudo e ensino pt_BR
dc.title Base Nacional Comum Curricular : a resolução de situações-problema nos anos finais do ensino fundamental pt_BR
dc.type Trabalho de conclusão de especialização pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Especialização pt_BR
dc.degree.date 2021 pt_BR
dc.degree.local Farroupilha, BR-RS pt_BR
dc.degree.department Campus Farroupilha pt_BR
dc.degree.specialization Especialização Educação: Reflexões e Práticas para a Educação Básica pt_BR


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