Base Nacional Comum Curricular : a resolução de situações-problema nos anos finais do ensino fundamental
Show simple item record
dc.contributor.advisor |
Viegas, Luciane Torezan |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Pelissari, Daniela |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2024-04-24T20:42:37Z |
|
dc.date.available |
2024-04-24T20:42:37Z |
|
dc.date.issued |
2021 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1166 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Em sala de aula, a interpretação e a compreensão de situações-problema e a elaboração das estratégias para a resolução dos mesmos é uma dificuldade acentuada dos estudantes de educação básica em Matemática. O presente artigo teve como objetivo geral investigar quais são as relações entre a Matemática e a Língua Portuguesa na resolução de situações-problema nos anos finais do ensino fundamental, na perspectiva da Base Nacional Comum Curricular. A pesquisa realizada foi qualitativa, com uso de alguns dados quantitativos, mas basicamente de natureza descritiva, pois considerou proporcionar maior entendimento sobre os dados analisados, bem como descrevê-los e interpretá-los, buscando regularidades e relações causais entre os elementos. Para gerar esses dados, optou-se por realizar uma pesquisa bibliográfica e documental utilizando o documento nacional da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em articulação com o referencial teórico da pesquisa. Os dados coletados originados da BNCC foram analisados a partir da abordagem da análise do conteúdo de Moraes (1999), que define cinco etapas para a realização da análise de conteúdo, a saber: preparação das informações, unitarização, categorização, descrição e interpretação. Por fim, constatou-se que a BNCC aborda, nos dois componentes curriculares em questão, algumas competências e habilidades relacionadas com a interpretação e resolução de situações-problema. Entretanto, percebeu-se que há uma ênfase maior nas competências e habilidades de Matemática do quenas de Língua Portuguesa, fazendo emergir questões relativas a esse distanciamento entre os componentes curriculares. |
pt_BR |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Base Nacional Comum Curricular |
pt_BR |
dc.subject |
Matemática - Estudo e ensino |
pt_BR |
dc.title |
Base Nacional Comum Curricular : a resolução de situações-problema nos anos finais do ensino fundamental |
pt_BR |
dc.type |
Trabalho de conclusão de especialização |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Especialização |
pt_BR |
dc.degree.date |
2021 |
pt_BR |
dc.degree.local |
Farroupilha, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Farroupilha |
pt_BR |
dc.degree.specialization |
Especialização Educação: Reflexões e Práticas para a Educação Básica |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account