Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

A avenida é a margem, a sala de aula é o centro : em busca da inteireza no ensino de história através de carnavais clementianes

Show simple item record

dc.contributor.advisor Campos, Daniela pt_BR
dc.contributor.author Gomes, Fabrício Romani pt_BR
dc.date.accessioned 2024-04-24T20:38:00Z
dc.date.available 2024-04-24T20:38:00Z
dc.date.issued 2021 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1165 pt_BR
dc.description.abstract O ensino de História na educação básica não contempla todas as experiências humanas. Com isso, neste artigo pretendo discutir as possibilidades de diálogo entre as narrativas históricas produzidas no centro, contempladas nos livros didáticos, com aquelas produzidas na margem, representadas pelas narrativas de sambas-enredo apresentados pela escola de samba São Clemente, do Rio de Janeiro. Para isso foram analisados seis enredos produzidos pela entidade para os carnavais de 1984, 1985, 1986, 1987, 1990 e 1992, bem como a repercussão deles na imprensa jornalística. As narrativas produzidas pela agremiação foram colocadas em diálogo com as apresentadas por sete coleções didáticas aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2020. Nessas obras foram observados os conteúdos abordados a partir da unidade temática “Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946” indicada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o nono ano do ensino fundamental. A partir disso, foi possível perceber que o diálogo entre as produções pode auxiliar na busca pela inteireza no ensino de História, afastando o perigo de uma história única, possibilitando na construção de uma comunidade de aprendizagem. pt_BR
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Livros didáticos pt_BR
dc.title A avenida é a margem, a sala de aula é o centro : em busca da inteireza no ensino de história através de carnavais clementianes pt_BR
dc.type Trabalho de conclusão de especialização pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Especialização pt_BR
dc.degree.date 2021 pt_BR
dc.degree.local Farroupilha, BR-RS pt_BR
dc.degree.department Campus Farroupilha pt_BR
dc.degree.specialization Especialização Educação: Reflexões e Práticas para a Educação Básica pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
1234567891165.pdf 292.9Kb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account