O impacto da mercantilização da educação nas práticas e nas subjetivações docentes na rede privada
Show simple item record
dc.contributor.advisor |
Lotterman, Osmar |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Dutra, Daniel Comerlato |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2024-04-24T19:42:55Z |
|
dc.date.available |
2024-04-24T19:42:55Z |
|
dc.date.issued |
2022 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1164 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente artigo trata da mercantilização da educação no contexto de renovação do capitalismo neoliberal e seus impactos nas práticas e subjetivações dos professores nas redes privadas de educação básica. Através de uma pesquisa teórica de caráter qualitativo, foi realizada articulação entre autores que sustentam a tese de que a fase atual do capitalismo se estabelece como um processo de ampliação da influência da mentalidade mercantilizadora para todas as áreas da vida humana, extrapolando as relações econômicas e criando uma mentalidade neoliberal. Dessa forma a pesquisa estabelece conexões entre a consolidação da mentalidade neoliberal, o processo de mercantilização da educação e, em especial, pela experiência do autor, o ensino de História nas escolas. Como percurso metodológico o artigo constrói a interlocução dos autores e da relação entre conceitos chave na compreensão do contexto de mercantilização da educação, localiza os elementos potencialmente impactantes sobre a prática docente, sobre as elaborações subjetivas do professor sobre si e seu ofício, sobre o processo ensino-aprendizagem e finalmente sobre o ensino de História nas escolas privadas demonstrando os fatores limitantes e prejudiciais ao ensino de História. Como conclusão, a pesquisa permite afirmar que os impactos sobre o ensino nas redes privadas ultrapassam os aspectos objetivos da mercantilização de uma educação a serviço do capital, ou mesmo da educação como um negócio lucrativo. É possível determinar, também, a partir desta pesquisa que o ensino de História se vê comprometido em sua essência, enquanto ciência e enquanto ensino crítico e reflexivo e que a prática docente, bem como as autopercepções dos estudantes sobre si mesmos e sua trajetória são afetadas em sua subjetividade. |
en_US |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Neoliberalismo |
pt_BR |
dc.title |
O impacto da mercantilização da educação nas práticas e nas subjetivações docentes na rede privada |
pt_BR |
dc.type |
Trabalho de conclusão de especialização |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Especialização |
pt_BR |
dc.degree.date |
2022 |
pt_BR |
dc.degree.local |
Farroupilha, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Farroupilha |
pt_BR |
dc.degree.specialization |
Especialização Educação: Reflexões e Práticas para a Educação Básica |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account