O processo pedagógico de inclusão de estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal de Veranópolis - Rio Grande do Sul
Show simple item record
dc.contributor.advisor |
Zanin, Alexsandra Joelma Dal Pizzol Coelho |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Morari, Alana |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Rossi, Thainara Fernanda Pichiteli |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2024-03-22T16:30:17Z |
pt_BR |
dc.date.available |
2024-03-22T16:30:17Z |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022 |
|
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1102 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A temática central desta pesquisa volta-se para o debate sobre a inclusão escolar, motivada a partir de inquietações da pesquisadoraenquantotrabalhadoradaeducaçãoespecialesuaobservaçãoreferenteaoaumento de encaminhamentosdecriançasparaaAssociaçãodePaiseAmigosdosExcepcionais(APAE)deVeranópolis- Rio Grande do Sul, entre os anos de 2018 e 2021. Apresenta-se como objetivo principal deste trabalho o de refletir sobre os elementos que envolvem o processo pedagógico de inclusão de estudantes que estão nos anos iniciais do Ensino Fundamental na rede regulardeensinodeVeranópolis. Paraatenderaoobjetivo,foirealizada uma pesquisa mista, quantitativa e qualitativa, de natureza descritiva, envolvendo estudo bibliográfico e documental, amparado em autores como Carvalho (2019), Pacheco (2007), entre outros, bem como em leis e documentos que asseguram o direito da pessoa com deficiência no exercício de sua cidadania plena. Além do estudo teórico, foi realizada umapesquisadecampoatravésdelevantamentodedadosjuntoàAPAEeaplicação de entrevistas com profissionais da educação que atuam na rede pública do município de Veranópolis/RS. A partir da pesquisa foi possível confirmar o aumento de encaminhamentos para a APAE e conhecer a origem destes, verificando que são majoritariamente provenientes dos bairros mais vulneráveis da cidade. O estudo possibilitou conhecer a realidade de profissionais da educação comprometidos com a temática e os elementos que envolvem o processo de inclusão na escola. |
pt_BR |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Educação inclusiva |
pt_BR |
dc.subject |
Educação especial |
pt_BR |
dc.title |
O processo pedagógico de inclusão de estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal de Veranópolis - Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Graduação |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Graduação |
pt_BR |
dc.degree.date |
2022 |
pt_BR |
dc.degree.local |
Bento Gonçalves, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.graduation |
Licenciatura em Pedagogia |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Bento Gonçalves |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account