Da escola aos serviços de saúde : encaminhamentos de crianças com suspeita de TDAH
Show simple item record
dc.contributor.advisor |
Morari, Alana |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Leidemer, Samuel Luís |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2024-03-22T13:21:27Z |
pt_BR |
dc.date.available |
2024-03-22T13:21:27Z |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1090 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este estudo trata sobre os caminhos que perfazem os encaminhamentos escolares de crianças com suspeita de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) aos serviços de saúde no município de São Pedro da Serra/RS. A discussão relaciona-se também à medicalização infantil atrelada ao debate do desenvolvimento humano, a partir da perspectiva da psicologia histórico-cultural. Como objetivo geral, este trabalho prevê investigar indicadores, compreensões e práticas de professoras e psicólogas sobre os encaminhamentos e acompanhamento de crianças com suspeita de TDAH no munícipio de São Pedro da Serra. O debate proposto apoia-se em referências teóricos como Meira (2012), Marsíglia (2011), Santana e Gonçalves (2019), entre outros. Metodologicamente, este é um estudo qualitativo de natureza descritiva, que contou com a realização de questionários, elaborados para duas psicólogas (uma escolar e a outra clínica) e uma entrevista semiestruturada, para duas professoras da rede municipal do município de São Pedro da Serra/RS. Como resultado da pesquisa foi possível identificar que a medicalização e visão apenas biológica das crianças possui uma centralidade muito grande nas compreensões sobre o TDAH. Conclui-se que os encaminhamentos das crianças com suspeita de TDAH da escola aos serviços de saúde envolve vários elementos, desde as concepções docentes, dos profissionais da saúde, bem como direção, pais/familiares e das próprias crianças. E, que embora pareça um processo burocrático ele demonstra as bases que sustentam e orientam as práticas com os sujeitos envolvidos. |
pt_BR |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Educação |
en_US |
dc.subject |
Transtorno de déficit de atenção |
pt_BR |
dc.title |
Da escola aos serviços de saúde : encaminhamentos de crianças com suspeita de TDAH |
pt_BR |
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Graduação |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Graduação |
pt_BR |
dc.degree.date |
2022 |
pt_BR |
dc.degree.local |
Bento Gonçalves, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.graduation |
Licenciatura em Pedagogia |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Bento Gonçalves |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account