Caminhos que levam à docência : a trajetória de vida como elemento de formação do educador antes, durante e após a graduação
Show simple item record
dc.contributor.advisor |
Grisa, Gregório Durlo |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Dias, Georges Pereira |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2024-03-21T15:24:47Z |
pt_BR |
dc.date.available |
2024-03-21T15:24:47Z |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1082 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esta pesquisa surgiu de inquietações sobre a contribuição da trajetória de vida na formação de um docente. A pesquisa foi embasada no método autobiográfico em que aspectos da história de vida são utilizados como fonte de pesquisa e apontam para sua contribuição para a formação docente. Nesse sentido, este trabalho busca fazer uma reflexão sobre a formação docente a partir de relatos pessoais de situações vividas na infância e na adolescência, ligados ao trabalho e escolarização desde a EJA até o curso de licenciatura em Pedagogia. Por isso, após a análise de referencial teórico sobre a trajetória de vida, faço uma reflexão sobre essas memórias para dialogar com o método pesquisado e a formação docente. O referencial teórico passa por Pedagogia da Autonomia e Leitura de Mundo (FREIRE, 1996; 1989), Memória Coletiva (HALBWACH, 1990), Saberes profissionais dos professores (TARDIF, 2000); O Método Autobiográfico (NÓVOA; FINGER, 2014), entre outros. A pesquisa apontou que o método autobiográfico ainda busca afirmação, mas se mostra relevante no que se refere ao seu potencial na produção de sentidos e reflexões no campo da educação e da formação docente. O recorte autobiográfico se mostra interessante de forma mais pontual no nível da formação continuada. |
pt_BR |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Professores |
pt_BR |
dc.subject |
Formação profissional |
pt_BR |
dc.title |
Caminhos que levam à docência : a trajetória de vida como elemento de formação do educador antes, durante e após a graduação |
pt_BR |
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Graduação |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Graduação |
pt_BR |
dc.degree.date |
2022 |
pt_BR |
dc.degree.local |
Bento Gonçalves, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.graduation |
Licenciatura em Pedagogia |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Bento Gonçalves |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account