Alfabetizar-letrando na eja : um plano de sentidos no processo formativo
Show simple item record
dc.contributor.advisor |
Oliveira, Aline Santos |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Silva, Bruna da |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2024-03-21T14:46:40Z |
pt_BR |
dc.date.available |
2024-03-21T14:46:40Z |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1077 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma das modalidades da Educação Básica, destinada aos sujeitos que não concluíram os seus estudos, seja no Ensino Fundamental ou no Ensino Médio, atendendo a um público cada vez mais heterogêneo, com idade mínima de 15 anos e, em sua maioria trabalhadores, que voltam ou ingressam nas instituições de ensino. O presente trabalho baseia-se nas contribuições de Fávero (s/d), Haddad e Di Pierro (2000), Jardilino e Araújo (2014) e Scocuglia (2003) sobre a Educação de Jovens e Adultos; Freire (1982; 1983), Soares (2018; 2019) e Tfouni (2002) sobre Alfabetização e Letramento. Essa escrita tem como objetivo compreender as ressonâncias de concepções conceituais nos processos de alfabetização e letramento nos anos iniciais, do Ensino Fundamental, da Educação de Jovens e Adultos, através da análise das atividades proposta por docentes a alunos que frequentam esta etapa. Essa pesquisa se caracteriza como um estudo de caso, tendo como sujeitos docentes e discentes de uma turma multisseriada, de uma instituição pública de ensino, localizada em Bento Gonçalves/RS. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram questionários e entrevistas semiestruturadas. O estudo também se constitui a partir da análise de cadernos de atividades escolares de uma das discentes da turma. Conclui-se que temos muito que avançar na consolidação de propostas de formação docente e políticas no âmbito da Educação de Jovens e Adultos, em especial, no contexto de alfabetização. |
pt_BR |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Letramento |
pt_BR |
dc.subject |
Prática de ensino |
pt_BR |
dc.title |
Alfabetizar-letrando na eja : um plano de sentidos no processo formativo |
pt_BR |
dc.type |
Trabalho de Conclusão do Curso |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Graduação |
pt_BR |
dc.degree.date |
2022 |
pt_BR |
dc.degree.local |
Bento Gonçalves, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.graduation |
Licenciatura em Pedagogia |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Bento Gonçalves |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account