Uma proposta de sequência de ensino Investigativa para o ensino de astronomia no ensino fundamental
Show simple item record
dc.contributor.advisor |
Debom, Camila Riegel |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Pegoraro, Cleber |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2024-02-23T19:14:20Z |
pt_BR |
dc.date.available |
2024-02-23T19:14:20Z |
pt_BR |
dc.date.issued |
2021 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1043 |
|
dc.description.abstract |
Atualmente o Ensino de Ciências do Ensino Fundamental passa por uma grande mudança com a implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Quando verificamos o que diz a BNCC em relação à área de Ciências da Natureza, observamos que o documento fomenta a participação ativa dos alunos, isso se dá efetivamente através de metodologias educacionais que vão ao encontro dessa proposta, um exemplo é o Ensino de Ciências por Investigação (EnCI) que depende das interações sociais e mais especificamente da participação ativa discente, por esses motivos utilizamos o trabalho “A formação social da mente” de Vygotsky como um dos referenciais teóricos para este trabalho. Estes fatores unidos justificam a opção de desenvolver uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) a ser utilizada para o ensino de ciências no Ensino Fundamental com foco no oitavo ano sobre o Sistema Sol, Terra e Lua. Por meio dela organizamos uma sequência de cinco horas-aula para que fosse possível abordar o conteúdo de maneira satisfatória. Também consideramos que utilizássemos materiais acessíveis para o desenvolvimento das aulas. Durante a construção deste objeto de estudo, percebemos uma grande dificuldade ao propor as atividades da SEI, pois sem conhecimento da realidade do aluno, foi necessário prever o que poderia acontecer em sala de aula. Uma próxima etapa deste trabalho será a aplicação desta SEI para que possamos validá-la como uma proposta viável para o ensino de Ciências e Astronomia no Ensino Fundamental. |
pt_BR |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Física |
pt_BR |
dc.subject |
Astronomia |
pt_BR |
dc.subject |
Pesquisa |
pt_BR |
dc.title |
Uma proposta de sequência de ensino Investigativa para o ensino de astronomia no ensino fundamental |
pt_BR |
dc.type |
Trabalho de conclusão de graduação |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Graduação |
pt_BR |
dc.degree.local |
Bento Gonçalves, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.graduation |
Licenciatura em Física |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Bento Gonçalves |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account