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Docência feminina no interior do Rio Grande do Sul: a trajetória da professora Maria Tereza Vilanova Castilhos no colégio elementar na primeira metade do XX

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dc.contributor.advisor Oliveira, Maria Augusta Martiarena de pt_BR
dc.contributor.author Pinho, Pâmela Pereira de pt_BR
dc.date.accessioned 2024-02-02T16:08:00Z pt_BR
dc.date.available 2024-02-02T16:08:00Z pt_BR
dc.date.issued 2019 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1010 pt_BR
dc.description.abstract No presente trabalho propomos uma investigação sobre a docência feminina na primeira metade do século XX, através da trajetória da professora Maria Tereza Vilanova Castilhos na vila de Conceição do Arroio, litoral norte do estado do Rio Grande do Sul. Ao se pensar sobre a escola e seus sujeitos escolares, com a intenção de compreender como se traduziu a representação da escola e da docência feminina na Primeira República, discutimos a pertinência do conceito de cultura escolar aos estudos da História da Educação, bem como, analisamos a partir do Colégio Elementar de Conceição do Arroio e de sua professora e diretora, Maria Tereza, essas questões. Para tanto, a partir do método indiciário, recorremos aos arquivos, identificamos dados cartoriais e analisamos relatórios oficiais e a imprensa local, cruzando informações e estabelecendo relações entre o contexto local, regional e nacional, afim de localizarmos como o processo de feminização do magistério foi sendo articulado em contextos específicos, uma vez que, não há muitas pesquisas que tratem desse tema na região. Assim, este trabalho pretende lançar algumas considerações sobre a docência no interior do estado do Rio Grande do Sul. pt_BR
dc.description.abstract In this research, we propose an investigation about feminine teaching in the first half of the 20th century, through the steps of the teacher Maria Tereza Vilanova Castilhos on the Conceição do Arroio village, northern coast of the state. Considering educational institution and its faculty as a whole, with the intention of understanding how did the school and feminine teaching representation played out in the First Republic, we discuss the relevancy of the school's culture construct to the Education History field. Also, we analize these questions via the Colégio Elementar de Conceição do Arroio and its teacher and director Maria Tereza. To achieve that, using the indicative method, we chose municipal files as the source, identified notary data, and analized official accounts and local media, crossing information and stablishing relationships between the local, the regional and the national contexts, so that we could map out how the feminization of the Foundation Degree in Primary Teaching and Learning played out in specific contexts, considering there is not much research on this topic locally. Thus, this research intends to propose some considerations about teaching on a remote area inside the Rio Grande do Sul state. en
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights Open Access pt_BR
dc.subject Ensino profissional pt_BR
dc.subject Educação - História pt_BR
dc.subject Professoras pt_BR
dc.subject Mulheres na educação pt_BR
dc.title Docência feminina no interior do Rio Grande do Sul: a trajetória da professora Maria Tereza Vilanova Castilhos no colégio elementar na primeira metade do XX pt_BR
dc.type Trabalho de conclusão de especialização pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Especialização pt_BR
dc.degree.local Osório, BR-RS pt_BR
dc.degree.department Campus Osório pt_BR
dc.degree.specialization Especialização em Educação Básica e Profissional pt_BR


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